Como remover (tirar) fundo de imagem / foto? [Video-aula]

Por Jorge Sampaio quinta-feira, junho 30


Se deseja remover (tirar) o fundo de uma imagem ou fotografia, tem ao seu dispor o programa gratuito Gimp. Poderá fazer o download do Gimp acedendo ao nosso artigo: Tutorial Gimp.

Após instalar o programa, aceda ao Menu File (Ficheiro) e seleccione Open (Abrir) para abrir a imagem ou foto que pretende trabalhar.

Em seguida, active o menu Camadas do Gimp. Para isso, aceda ao Menu Windows - Dockable Dialogs - Layers (Camadas).


Aceda ao Menu camadas e clique com o botão direito do rato na imagem "Fundo" e seleccione a opção "Add Alpha Channel" (Adicionar canal Alfa).

retirar fundo de imagem

Agora, seleccione a ferramenta de caminhos do Gimp na ToolBox (ou pressione a tecla de atalho B).

remover fundo de imagem

Contorne a parte da imagem que pretende manter adicionando pontos de selecção.

tirar fundo de imagem

Dica SafePC Tuga: Poderá melhorar a qualidade do "recorte" aumentando o zoom da sua imagem.



Após posicionar todos os pontos, aceda ao menu Select (Selecção) e clique em From Path (Do Vector) ou pressione as teclas de atalho SHIFT+V. Surgirá uma linha à volta da zona seleccionada.

Aceda novamente ao menu Select (Selecção) e clique em Invert (Inverter). Por fim, clique na tecla "Del" (Delete) para retirar o fundo da imagem.

Para guardar o resultado final aceda ao Menu File (Ficheiro) e clique em Save As (Guardar como). Indique o nome da sua imagem, o directório onde será guardada e por fim, seleccione o formato de ficheiro PNG, um formato que suporta o efeito transparência.

remover fundo de fotos



Subscrever o SafePC Tuga no YouTube

2 Comentários " Como remover (tirar) fundo de imagem / foto? [Video-aula] "

Marilucia 2 de julho de 2011 às 22:09

Adorei o tutorial Jorge, assim que puder vou fazer tudo certinho, tenho o photoshop mais não sei usar e as vezes preciso tirar fundo de imagens e não sei como. Valeu!

Abraços!

Anónimo

muito bom , vlw