Como criar banco de dados no Access

Por Jorge Sampaio quinta-feira, fevereiro 16
O Microsoft Access é um sistema de criação e gestão de banco de dados (SGBD) bastante eficiente.

O programa permite armazenar, gerir e organizar dados de uma forma simples e coerente.

O Access suporta a utilização da linguagem SQL (Structured Query Language = Linguagem de Consulta Estruturada).

Criar um Banco de Dados


Para criar um banco de dados, aceda ao programa Access e clique no menu "Ficheiro" - "Novo". Você poderá criar um banco de dados pessoal (em branco), ou utilizar um dos diversos modelos prontos.

Criar banco de dados

Agora, aceda ao Separador "Criar" e clique em "Tabela". Insira todos os campos da sua base de dados (Por exemplo: Nome, Morada, etc.). Você deverá definir o tipo de dados que cada campo irá utilizar (texto, número, etc.).


Chave primária banco de dados

Chave Primária - Após criar a sua tabela, deverá definir a chave primária. A chave primária tem como função identificar cada registo presente na sua tabela.

Você poderá criar várias tabelas e adicionar um relacionamento entre elas, para isso, basta aceder ao Separador "Ferramentas de Base" - "Relações".

Relações banco de dados

Lembre-se, para manter a seu banco de dados coerente, é importante efetuar uma normalização do banco de dados.

Com a criação das tabelas concluída, comece a introduzir os dados nas tabelas. Para isso, deverá alterar a Modo de Exibição da sua base de dados de "Vista de Estrutura" para "Folha de dados".

Criação de Formulários no Access

Se deseja apresentar os dados de forma atrativa, poderá utilizar os formulários do Access. Os formulários trazem várias vantagens:

  • Permitem a pesquisa de informações no banco de dados;
  • Apresentam os dados de forma atrativa;
  • Utilizam botões para desencadear ações;
  • Podem apresentar dados de várias tabelas;
  • Etc.

Para criar um formulário, comece por selecionar a tabela que pretende utilizar. Em seguida, aceda ao Menu "Criar" - "Formulário". Surgirá automaticamente um formulário exibindo a informação contida na Tabela.

criar formulário banco de dados

Você poderá criar um Formulário personalizado clicando no botão "Estrutura de Formulário". Em seguida, arraste os campos que pretende exibir no seu formulário.

Criar botões no Formulário

Para gerir o seu banco de dados poderá adicionar vários botões que permitem realizar determinadas tarefas (apagar registos, navegar nos registos, imprimir registos, etc.).

Para adicionar um botão, clique com o botão direito do rato no seu formulário e selecione "Vista de estrutura". No separador "Estrutura" clique em "Controlos" - "Botão"

Nota: A opção "Utilizar Assistentes de Controlo" deve estar ativa. Por fim, basta seguir as instruções fornecidas pelo Access.

Tornar o seu Banco Dados Executável (ACCDE)

Se deseja tornar o seu banco de dados num arquivo executável, basta aceder ao Menu Ficheiro - Guardar e Publicar - Guardar a base de dados como - Criar ACCDE.

Não se esqueça de criar cópias de segurança regulares do seu banco de dados.

Seja o primeiro a comentar em " Como criar banco de dados no Access "