Como saber qual memória RAM comprar?

Por Jorge Sampaio terça-feira, agosto 19
A memória RAM desempenha um papel crucial no desempenho do seu computador, chegando mesmo a ser classificada como a memória principal do PC.

Em termos práticos, quanto mais memória RAM o seu computador possuir, melhor desempenho irá obter (dependendo do "esforço" a que submeta o seu computador). Mas antes de comprar uma memória RAM é importante ter em atenção vários aspectos:

1. Preciso de aumentar a memória RAM?
2. Que tipo de memória deve comprar?
3. Já utilizou a opção "ReadyBoost"?

Como saber qual memória RAM comprar

Preciso de aumentar a memória RAM?




Antes de mais, é importante verificar se efetivamente necessita de aumentar a memória RAM do PC. Nem sempre os "travamentos" do seu PC são provocados por escassez de memória.

Para verificar se efectivamente necessita aumentar a memória RAM, deverá consultar o "Gestor de Tarefas" do Windows pressionando as teclas de atalho "CTRL+SHIFT+ESC". No separador "Desempenho" verifique qual a porcentagem de RAM está a ser utilizada.

Como saber qual memória RAM comprar


Se o consumo de RAM for muito elevado, é efectivamente recomendável aumentar a memória RAM. Mas se o consumo for baixo e o computador trava constantemente, poderá indicar a presença de Malware ou a falha de outro componente (por exemplo o disco). Nesse caso, poderá fazer o upgrade para um disco SSD.

Que tipo de memória deve comprar?



De uma forma simples, você deverá comprar módulos de memória RAM que sejam suportados pela placa-mãe do seu computador.

Procure nas instruções da placa-mãe do seu PC quais os limites máximos suportados (poderá pesquisar igualmente no site do fabricante).

É recomendável comprar os módulos de ram "idênticos", com a mesma velocidade de operação.

Como identificar o modelo da placa-mãe

Caso tenha dificuldades em identificar os componentes do seu pc, poderá utilizar o programa (gratuito para testar) AIDA 64. Após instalar o AIDA 64, clique no botão "Placa-Mãe" onde encontrará todas as informações necessárias.

Funcionalidade ReadyBoost

O Windows possui uma funcionalidade muito interessante que lhe permite usar um pendrive como "suplemento" de memória RAM, sendo uma grande ajuda quando o seu computador precisa de mais memória RAM.

Para obter mais detalhes sobre o ReadyBoost consulte o seguinte tutorial: Como aumentar a memória RAM.

Seja o primeiro a comentar em " Como saber qual memória RAM comprar? "