O que é uma VPN (Virtual Private Network)?

Por Jorge Sampaio segunda-feira, janeiro 26
As VPN's (Virtual Private Network, em português Rede privada virtual) podem ser usadas por diversos motivos, mas em geral, tudo se resume a ligar um cliente individual (por exemplo PC), a um servidor com segurança e privacidade.

Antigamente, este tipo de conexões era mais utilizado por grandes empresas, mas hoje em dia, é mais comum ver as VPN's serem usadas por pequenas empresas ou até mesmo usuários domésticos, que pelas mais variadas razões pretendem ocultar as suas atividades online.

O que é uma VPN?


As redes VPN's funcionam como um túnel virtual, por onde é partilhada a informação. Através da VPN é criada uma ligação segura que é terminada sempre que é detectada uma intrusão, reconectando o cliente de forma imediata usando uma ligação diferente.

O que é uma VPN


Os dados que são transferidos através das VPN são encriptados, prevenindo que a informação seja visualizada por terceiros.

Desvantagens das VPN


Mas sendo assim, por que razão todas as conexões não são feitas através de VPN's? Embora, as redes VPN's sejam muito fáceis de usar (tão simples como clicar no ícone e começar a navegar), poderá encontrar alguns problemas.

1. Alguns sites podem não funcionar correctamente usando uma rede VPN.

2. Também é de esperar uma diminuição da velocidade de carregamento dos dados (visto que estes tem de ser encriptados).

Como experimentar uma VPN?


Caso pretenda experimentar uma rede VPN, poderá usar o serviço OpenVPN. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como aceder à Internet através de uma rede VPN.

Seja o primeiro a comentar em " O que é uma VPN (Virtual Private Network)? "