Como usar a Formatação Condicional do Excel

Por Jorge Sampaio domingo, março 15
A formatação condicional do Excel permite personalizar as células de uma planilha, consoante os dados contidos. Dessa forma, você poderá realçar dados importantes, através de regras definidas por si.

Se a formatação condicional não for suficiente, poderá ainda usar as funções "SE" do Excel que permitem adicionar várias "condições". Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Fórmula "SE" do Excel.

Formatação condicional no Excel


O Excel coloca à sua disposição vários tipos de formatações de dados e regras prontas a usar. Para começar, basta selecionar os dados que pretende usar e aceder ao menu Base - Formatação Condicional.

Por exemplo, imagine que pretende realçar a "verde" todas as vendas acima de 1000 reais. Para isso, comece por selecionar as células onde se encontram os valores que irá usar, e aceda ao separador "Base" - Formatação Condicional - Realçar Regras de células - "Maior Que". Para terminar, defina a cor do preenchimento para "verde".

Você poderá ainda criar outras regras para comparar valores "Menor que", "entre", "igual a", etc.

Barra de dados: Comece por selecionar os dados que pretende usar na formatação. Aceda ao Menu Base - Formatação Condicional - Barra de Cores. Por fim, selecione a gradação de cores que pretende usar.

Conjunto de ícones

Outra opção interessante da formatação condicional são os conjuntos de ícones, que permitem uma análise rápida dos dados.

Por exemplo, comece por selecionar os dados que pretende usar e aceda ao menu "base - Formatação Condicional - Conjunto de ícones.

Selecione o tipo de ícones que irá usar. Por exemplo, os semáforos representam os valores de uma forma bastante simples:
  • Verde: Valores mais altos;
  • Amarelo: Valores intermédios;
  • Vermelho: Valores mais baixos.




Eliminar regras da Formatação condicional


Aceda ao separador Base - Formatação Condicional - Gerir Regras. Selecione a regra que pretende remover e clique no botão "Eliminar Regra".

Dica: Você poderá ainda clicar em "Mais Regras" contido no menu "Barra de Cores" para personalizar as regras mais aprofundadamente.

Seja o primeiro a comentar em " Como usar a Formatação Condicional do Excel "