Como saber se um email foi lido - Tutorial

Por Jorge Sampaio quarta-feira, junho 3
Quando enviamos um email é normal surgir aquela duvida: “Será que o email foi lido pela pessoa?”. Programas como o Windows live Mail permitem pedir um “recibo” de leitura, no entanto, é necessária a “colaboração” do destinatário, que tem de responder se efectivamente leu o email, tornando-se pouco eficaz.

Em alternativa, existem outros serviços que permitem verificar se o email foi lido, através da colocação de uma imagem (em alguns casos invisível). Este método é mais eficaz embora não possa ser garantida a eficácia a 100%. Seja como for, não perde nada em tentar. Que experimentar?

Como saber se um email foi lido


1. Windows Live Mail (Recibos de leitura)

Se optar pelos recibos de leitura do Windows live mail basta adicionar a sua conta de email no programa e aceder ao menu “ficheiro” – “opções” – “correio”.

Clique no separador “recibos” e ative a opção “pedir um recibo de leitura para todas as mensagens enviadas.”

ativar recibos de leitura no windows live mail


Agora sempre que o destinatário receba um email (através de um programa de leitura de emails) surgirá uma mensagem a solicitar a confirmação da leitura.

saber se o email foi lido

Se encontrar dificuldades ao adicionar a sua conta no Windows Live Mail, consulte o seguinte tutorial: Configurar Windows Live Mail.


Como saber se um email foi lido - Tracking



Em alternativa, você poderá utilizar um dos muitos serviços destinados ao “tracking” de emails.

Alguns desses serviços, apenas permitem o envio de uma quantidade “limitada” de emails, no entanto, será suficiente para a maioria dos usuários.

Bananatag

O Bananatag é um plugin capaz de se incorporar com os navegadores Google Chrome e Firefox, funcionando de forma simples e intuitiva. O serviço é compatível com Gmail, Outlook, iOS, Android, e muito mais. Uma conta gratuita disponibiliza 5 emails gratuitos, no entanto, você poderá conseguir mais "Tags" (Créditos), recomendando o serviço aos seus amigos.

Na prática, basta aceder à loja de aplicativos do Google Chrome ou Firefox e proceder à instalação do BananaTag. Em seguida, será necessário criar uma conta gratuita no BananaTag. Para terminar, clique no botão do BananaTag e selecione a opção "Enable BananaTag".

Aceder ao BananaTag

ativar o bananatag

Surgirá automaticamente a opção de "tracking" na janela de envio de emails. Agora, basta marcar a opção "Track Email". Quando o email for aberto receberá uma confirmação por email.

BananaTag rastrear email

Did They read it

O Did they read it é um serviço gratuito (para testar) que permite enviar mensagens directamente do seu site. Nos nossos testes mostrou-se bastante eficaz. O único “senão” é que que apenas permite o envio de 10 emails gratuitos.

Did They read it

Na prática, basta criar uma conta gratuita e clicar no botão "Send Email". Por fim, basta compor a sua mensagem e clicar no botão "Send".

Outras sugestões:

Seja o primeiro a comentar em " Como saber se um email foi lido - Tutorial "