O que é Game Streaming? Tudo o que Precisa Saber

Por Jorge Sampaio quinta-feira, outubro 22
O Game Streaming começa a ser uma aposta forte da indústria dos videojogos, no entanto, existe ainda uma enorme névoa de incerteza sobre este novo conceito de "jogos on-demand".

O que é Game Streaming? Tudo o que precisa saber

O que é o Game Streaming?


O Game Streaming funciona como uma plataforma de jogos em nuvem.

Na prática, os jogos são renderizados em computadores poderosos (algures espalhados pelo mundo), enviando o resultado para o seu dispositivo que poderá ser um PC, tablet e/ou smartphone.

Dessa forma, será possível correr jogos "pesados" em dispositivo menos "equipados", permitindo poupar dinheiro em placas gráficas / vídeo extravagantes, ou computadores Gaming.

De salientar, que o game streaming permite também jogar em broadcast, ou seja, a ação do utilizador no jogo pode ser vista, em tempo real, por outros utilizadores.

Vantagens do Game Streaming:


  • Permite correr jogos "pesados" em computadores pouco equipados, poupando dinheiro na compra de novos "upgrades".

  • Reduz o desgaste do seu dispositivo. Como o processamento do jogo é feito à distância, não sobrecarrega o seu dispositivo evitando o aquecimento gerado pelo processamento.

  • Como se evita o download, a memória do dispositivo não é ocupada com o jogo;

  • A ação e gravação do jogo processam-se numa espécie de cloud online;

  • O utilizador pode aceder ao jogo a partir de qualquer dispositivo, simultaneamente ou não;

  • O broadcasting não tem necessariamente de ser apenas um processo de partilha, pois permite toda uma interação entre utilizadores à volta do jogo em questão.

  • Paga apenas pelo o tempo que você pretende jogar determinado jogo, podendo ser mais barato que comprar o jogo numa loja física.




Desvantagens:

  • É obrigatório ter uma conexão à Internet (de preferência, fibra óptica para melhorar a velocidade e estabilidade da conexão);

  • O dispositivo deve ter capacidade suficiente para suportar, em tempo real, a transmissão do jogo.


Os gigantes da industria começam agora a apostar no Game Streaming, com a Sony a apresentar o "PlayStation Now", a Nvidia apresentando o serviço NVIDIA GameStream e a Microsoft apostando no Game Streaming entre a Xbox e o Windows.

No entanto, colocam-se as questões: Será este o futuro dos jogos? O leitor sente curiosidade para testar este novo conceito de jogar?

Seja o primeiro a comentar em " O que é Game Streaming? Tudo o que Precisa Saber "