Resolver erro crítico no Menu Iniciar e Cortana do Windows 10

Por Jorge Sampaio quarta-feira, novembro 4
O seu Windows 10 exibe uma mensagem de erro indicando um erro crítico: "O Menu Iniciar e a Cortana não estão funcionando, tentaremos corrigir isso na próxima vez que você fizer logon".

Resolver erro crítico no Menu Iniciar e Cortana do Windows 10


Para corrigir o problema, poderá usar o “check disk“ do Windows, ou em último recurso fazer uma reposição do Windows 10.


1. Usar o "Check disk"

Comece por pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o Gestor de Tarefas.

Aceda ao menu Arquivo (Ficheiro) - Nova Tarefa - Digite Cmd.exe (com privilégios administrativos).

Alguns leitores sugeriram clicar com o botão direito do rato e selecionar a opção "Novo" - "Pasta". Abra a pasta e aceda ao menu Arquivo selecionar a opção “Abrir linha de comandos” (como administrador).

Agora digite chkdsk C: /f

Aperte a tecla Enter. Poderá ser necessário pressionar a tecla “s” para agendar o check disk. Reinicie o computador e verifique se o problema desapareceu.

2. Reposição do Windows 10

Se continua a obter a mesma mensagem de erro poderá experimentar fazer uma reposição do Windows 10. Para isso, aperte a tecla Shift enquanto seleciona a opção “Reiniciar“.

reiniciar windows 10


Escolha a opção Repor para corrigir os erros do Windows 10 sem perder os seus arquivos. Se o problema surgiu após instalar um programa ou driver, poderá usar o restauro de de sistema.

repor windows 10


Para isso, basta selecionar a opção “restauro de sistema” presente nas opções avançadas de boot.

Se possui mais alguma solução, partilhe com a nossa comunidade enviando observar comentário.

Dica dos usuários:

Alguns usuários do SafePC Tuga indicaram que o erro crítico no menu iniciar e na Cortana surgia sempre que o computador entrava em hibernação. Para desativar a hibernação basta aceder ao Painel de Controlo - Opções de energia - Editar definições do Plano.

desactivar hibernação do windows


Seja o primeiro a comentar em " Resolver erro crítico no Menu Iniciar e Cortana do Windows 10 "