HD externo não é reconhecido - Como resolver?

Por Jorge Sampaio segunda-feira, janeiro 18
O seu HD externo não é reconhecido? Saiba como resolver o problema com algumas dicas simples. Este problema pode ser provocado por diversos factores, desde problemas com partições, formato de arquivos incorrecto, entradas USB com problemas, cabos danificados, etc.

No pior dos cenários, existe a possibilidade do seu HD externo estar danificado, sendo impossível recuperar o seu conteúdo (pelo menos, sem gastar dinheiro em serviços especializados na recuperação de discos).

Os discos externos permitem armazenar enormes quantidades de informação, permitindo liberar espaço no seu computador.

Estes discos são muitas vezes usados para armazenamento de backups, e como tal, sempre que existe uma falha no reconhecimento do HD externo, é normal sentir aquele “arrepio” na espinha.

HD externo não é reconhecido - Como resolver?


HD externo não é reconhecido como resolver?



1. Em primeiro lugar, experimente conectar o seu disco externo usando uma entrada USB diferente.

O cabo USB usado para ligar o dispositivo também pode estar danificado, como tal, experimente usar um cabo diferente.

Outra forma de despistar o problema é conectando o disco a um computador diferente. Caso o disco seja detectado, o problema poderá estar no seu computador. Se continua a não ser detectado, poderá estar perante uma falha de hardware (disco avariado).

2. Como é óbvio, nem todos os usuários poderão experimentar o disco num computador diferente. Como tal, continue a recuperação pressionando as teclas de atalho CTRL + SHIFT + ESC para iniciar o Gestor de Tarefas.

Aceda ao menu Arquivo e selecione “Nova Tarefa”. Na janela que surge, digite diskmgmt.msc para abrir o Gestor de discos. Se o espaço do disco externo surgir como “não alocado”, poderá ser necessário formatar o HD.

Se surgir uma mensagem indicando "Saudável", então poderá existir um problema na atribuição da letra de unidade. Para resolver, basta pressionar com o botao direito do rato na unidade do disco externo e selecionar "Alterar letra da drive e caminho". Clique em "Adicionar" e atribua uma letra à unidade de disco externo.

disk management


3. Se o disco continua a não ser reconhecido (ou surge uma mensagem indicando que o dispositivo USB não é reconhecido) poderá estar perante uma falha de hardware. Pressione as teclas de atalho Windows + R e digite "devmgmt.msc" (sem aspas).

Verifique se existe algum dispositivo mal configurado (com um ícone de aviso amarelo). Clique com o botão direito do rato e selecione a opção "Atualizar Driver".

atualizar driver


4. Se continua sem resolver o problema, experimente usar o "Microsoft Fix it", um programa gratuito que aplica várias "soluções" especificas em apenas um clique. Para mais detalhes consulte o seguinte link: Microsoft Fix it.

Seja o primeiro a comentar em " HD externo não é reconhecido - Como resolver? "