Não consigo formatar meu PC - Como resolver?

Por Jorge Sampaio domingo, abril 10
Formatar o computador permite reverter o Windows para o seu estado original, sendo uma excelente forma de resolver problemas graves (vírus, erros graves de sistema, etc.).

No entanto, as coisas nem sempre correm bem. Existem vários factores que podem condicionar a formatação do computador. Neste tutorial, iremos abordar alguns desses fatores, bem como as possíveis soluções para contornar o problema.

Não consigo formatar meu PC - Como resolver


Problema com o DVD de instalação: um dos problemas mais comuns durante a formatação é os problemas de leitura do DVD do Windows. Alguns riscos ou danos físicos podem ser suficientes para impedir a cópia dos arquivos do sistema.

Solução: nos últimos anos a Microsoft tem facilitado o download dos seus sistemas diretamente dos seus servidores. Como tal, basta aceder ao site da Microsoft e baixar a versão do Windows que possuía instalado no PC.

Após a instalação será necessário ativar a licença do Windows. Poderá encontrar essa licença na caixa do DVD do Windows ou numa etiqueta colocada ao chassi do seu computador.

Drive de DVD avariada:

Outro problema bastante comum que pode impedir a formação do Windows é uma drive de DVDs avariadas. Em alguns casos, a ironia do destino leva os usuários a formatar o Windows para resolver problemas na leitura de DVD (em alguns casos geradas por conflitos no sistema).

Solução: já diz o velho ditado, quem não têm cão caça com gato. Seguindo essa mesma lógica, você poderá criar um suporte de instalação do Windows através de um pendrive. Para isso, realize os procedimentos do seguinte tutorial: como criar suporte de instalação do Windows via pendrive.

DVD do Windows não arranca:

Para iniciar a formatação é necessário colocar o DVD na drive e reiniciar o Windows de forma a entrar no “setup” do Windows. No entanto, para entrar no setup do Windows é necessário configurar a ordem do arranque do sistema na Bios.

Solução: reinicie o computador e no primeiro ecrã apresentado pressione a tecla para entrar no setup (por exemplo, F2 ou Del). Procure a secção “ boot” e coloque a drive de DVD em primeiro lugar. Salve as alterações e reinicie o computador. Se tudo correu bem o DVD do Windows já deverá arrancar normalmente.

Erro ao instalar o Windows

Recebe um erro ao instalar o Windows? Quando a formatação (ou instalação do Windows) falha, é normal ser exibida uma mensagem de erro (até mesmo erros BSOD - tela azul). Essa mensagem é a primeira "pista" para resolver o problema.

Solução: Para encontrar a solução basta fazer uma pesquisa com a mensagem de erro (ou código) exibida. Dessa forma, conseguirá obter instruções mais específicas para o erro que está a obter. Poderá inclusivamente postar as suas dúvidas no SafePC Tuga, teremos todo o gosto em ajudar.

O HD não é reconhecido

Quando o disco rígido não é reconhecido existe uma grande probabilidade de ele estar avariado, sendo necessária a sua substituição. Um HD em "fim de vida" começa a revelar alguns sintomas:

  • Lentidão extrema;
  • Barulhos (cliques) fora do normal;
  • Falha na leitura de arquivos.


O HD não é reconhecido


Solução: A solução mais óbvia será a substituição do disco rígido. Não obstante, existe sempre algo que podemos tentar antes de avançar para a troca do HD.

Em primeiro lugar, comece por entrar no setup da BIOS e verifique se o disco rígido é detectado, e se por alguma razão não foi desactivado. Se trocou o disco rígido do computador, verifique se os jumpers estão configurados corretamente.

Seja o primeiro a comentar em " Não consigo formatar meu PC - Como resolver? "