Será o Windows Defender suficiente? Ou devo optar por antivírus diferente?

Por Jorge Sampaio segunda-feira, agosto 21
No Windows 10, a Microsoft decidiu tornar o Windows Defender o seu antivírus "nativo", garantindo dessa forma, que todos os computadores pudessem ter um programa de proteção instalado, e diminuir a propagação de Malware.

No entanto, muitos usuários continuam a duvidar das capacidades deste antivírus, dúvidas acentuadas com algumas declarações de CEO de grandes empresas de segurança, por exemplo Eugene Kaspersky (do antivírus Kaspersky).

windows defender


Será o Windows Defender suficiente? Ou devo optar por antivírus diferente? Se olharmos de forma pragmática para os resultados do site AV-Test (especialista em testes de programas de segurança), podemos concluir que o Windows Defender apresenta uma boa qualidade, conseguindo superar vários antivírus menos conhecidos no mercado.



Taxa de deteção


Quanto às taxas de deteção, são ligeiramente inferiores aos padrões de mercado, no entanto, as diferenças quase "residuais". O Windows Defender apresenta no entanto alguns "falsos" positivos, atribuindo o rótulo de Malware a programas perfeitamente seguros. 

Performance


A nível de performance o Windows Defender é um antivírus extremamente "leve". No entanto, não possui muitas das funcionalidades de proteção de outros antivírus mais "completos" (e igualmente gratuitos), como tal, seria injusto dizer que o Windows Defender é melhor.

Conclusão


Na nossa opinião, o Windows Defender é um antivírus que cumpre a sua função, e integra-lo de forma nativa foi uma jogada por parte da Microsoft. No entanto, existem várias alternativas capazes de reforçar a segurança do computador (por exemplo, o Kaspersky Free).



Não obstante, o Windows Defender pode ser usado como "segunda linha de segurança", permitindo verificar arquivos e programas mesmo com um antivírus diferente instalado.

windows defender segundo antivirus


Qual é a sua opinião?

No fundo, a sua opinião é a mais importante. Partilhe o seu ponto de vista enviando um comentário. Não se esqueça de partilhar este link com os seus amigos, para eles se juntarem a discussão.

Seja o primeiro a comentar em " Será o Windows Defender suficiente? Ou devo optar por antivírus diferente? "