Como Resolver o Erro 0x80029c4a do Windows Defender

Por Jorge Sampaio terça-feira, novembro 7
Sempre que tenta aceder ao Windows Defender, recebe uma mensagem de erro com o código 0x80029c4a (Erro ao carregar o tipo biblioteca/dll)? Não se preocupe, este erro é bastante "comum" e simples de resolver.

Causas do erro:

Este erro surge quando o usuário tenta carregar a versão "antiga" do Windows Defender. Na versão Creators Falls (1709) do Windows 10, a Microsoft decidiu atualizar a interface do Windows Defender, que foi projetada para ser mais fácil de usar.

Versão Anterior (com erro):

Windows defender erro 0x80029c4a

Versão atual do Windows Defender

centro de segurança do windows defender


Para resolver o problema, basta atualizar os atalhos do Windows Defender. Para criar um novo atalho do Windows Defender, basta aceder ao menu iniciar do Windows 10 e procurar na lista de programas o "Centro de Segurança do Windows Defender". Agora, basta arrastar o atalho para onde desejar (por exemplo, ambiente de trabalho).



Poderá igualmente afixar um atalho na barra de tarefas, ou no menu Iniciar do Windows. Para isso, basta usar a barra de pesquisa do Windows, e procurar o Centro de Segurança do Windows Defender. Com o botão direito do rato selecione a opção "Afixar em Iniciar" ou Afixar na Barra de Tarefas".

afixar centro de segurança do windows defender no menu iniciar


Agora, entre no Centro de Segurança do Windows Defender > Proteção contra vírus e ameaças. Se tudo correu bem, já conseguirá usar normalmente o Windows Defender sem visualizar o erro "0x80029c4a".

Relembramos que o Windows Defender pode ser usado juntamente com outros antivírus, sem criar "conflitos". Na prática, o Windows Defender permite programar "verificações periódicas", que funcionam como um "complemento" à proteção oferecida pelo seu antivírus atual.



Solução 2: DISM + PowerShell

Caso o erro persista, poderá usar a ferramenta DISM (Deployment Image Servicing and Management), desenhada para corrigir os erros do Windows 10. Para começar, basta digitar "PowerShell" na barra de pesquisa do Windows e com o botão direito do rato e selecione "Executar como administrador". Agora, digite o seguinte comando:



DISM.exe /Online /Cleanup-image /Scanhealth


Aguarde o comando executar, verifique se foram encontrados setores/repositórios de dados corrompidos e se todos foram corrigidos, execute em seguida o comando:

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth


A recuperação do sistema pode demorar alguns minutos, chegando a dar a sensação que a verificação ficou "bloqueada". É importante que o Windows termine a recuperação.

Seja o primeiro a comentar em " Como Resolver o Erro 0x80029c4a do Windows Defender "