Olhos cansados? Reduza a fadiga ocular quando usa o PC

Por Jorge Sampaio quarta-feira, novembro 8
Se trabalha regularmente com computadores, sabe que olhar fixamente para um monitor aumenta significativamente a fadiga ocular. Essa fadiga pode traduzir-se em olhos secos e vermelhos, dores de cabeça, aumento da sensibilidade à luz, irritação e dor nos olhos.

O problema pode ser "atenuado" usando a funcionalidade "Luz Noturna" do Windows 10 ou o programa F.Lux (para outras versões do Windows). 

Reduzindo a intensidade da cor "azul" emitida pelo monitor, você conseguirá reduzir a fadiga ocular, e melhorar a produção de melatonina do corpo, melhorando o seu sono à noite.



Windows 10 - Luz Noturna


Comece por aceder ao menu Iniciar > Configurações. Na janela que surge, selecione "Sistema" - "Ecrã". Clique no link "Definições de Luz Noturna".

O Windows 10 permite definir o horário em que pretende aplicar a proteção, e a intensidade das cores, ou seja, a percentagem de azul que pretende reduzir sem comprometer a sua experiência de utilização.

Caso pretenda ativar imediatamente a funcionalidade, basta clicar no botão "Ligar Agora". Se desejar, poderá ativar os serviços de localização do Windows, para que sistema possa determinar o horário do nascer e por do Sol, e determinar as melhores horários de funcionamento.

Luz nocturna no windows 10


Windows 8 e Windows 7 - F.lux

Caso ainda esteja a usar uma versão anterior do Windows, poderá usufruir desta funcionalidade instalando o programa gratuito F.Lux. Para isso, comece por baixar o programa na seguinte página: Baixar F.Lux.



Após a instalação, será necessário definir a sua localização, para que o programa possa configurar corretamente as opções de luminosidade (a cidade mais próxima também é válido). Se clicar com o botão direito do rato no ícone do F.Lux encontrará várias configurações rápidas que pode aplicar de imediato.



Dica: Sabia que ainda pode atualizar gratuitamente para o Windows 10. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Atualizar para o Windows 10.


Seja o primeiro a comentar em " Olhos cansados? Reduza a fadiga ocular quando usa o PC "