[Resolvido] Não foi possível prosseguir com a instalação NVIDIA

Por Jorge Sampaio segunda-feira, novembro 5
Sempre que tenta instalar uma placa gráfica NVIDIA, recebe uma mensagem de erro indicando que "Não foi possível prosseguir com a instalação NVIDIA", ou "o instalador NVIDIA Falhou". Para resolver o problema, experimente os seguintes procedimentos.

Não foi possível prosseguir com a instalação NVIDIA


Primeiro, a placa funciona? É detetada na Motherboard?


Se possui um computador de secretária, poderá comprovar se a placa gráfica arranca visualizando se a ventoinha está a trabalhar, embora isso não garanta que a placa esteja 100% funcional. Para testar se ela é detetada corretamente pela MotherBoard, use o programa Aida64. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como verificar se a MotherBoard deteta uma placa.



Caso a placa não seja detetada, poderá indicar um problema com a placa gráfica, ou com a slot da MotherBoard. Se tiver possibilidade, experimente a placa gráfica em outra slot (ou computador diferente). Poderá ainda usar um Riser (usando na mineração de Bitcoins), que permite ligar uma placa gráfica usando uma slot PCIe X1.

riser pcie x16 para pcie x1




1. Atualizações automáticas

Por vezes, a melhor solução é não complicar. O Windows Update consegue instalar os drivers necessários para que a placa gráfica funcione corretamente. Como tal, aceda ao Painel de Controlo e procure o Windows Update (Windows 7 e 8.1). Se possuir o Windows 10, será necessário aceder ao menu "Configurações" - Atualizar e Segurança.

Clique no botão "Procurar atualizações" e instale todas as atualizações encontradas. No final, reinicie o computador e clique com o botão direito do rato no ícone "Meu PC" - Propriedades - Gestor de Dispositivos (ou use o atalho Windows + X). Verifique se o computador já reconhece corretamente a placa gráfica.

NOTA: verifique se as atualizações do NET. Framework são as mais recentes, este é um dos aplicativos muito importantes.



2. Drivers da placa gráfica  

Caso o erro continue, está na hora de voltar ao site do fabricante. Procure o driver mais recente para a sua placa gráfica. Lembre-se, é importante baixar a versão correta, ou seja, verifique se o seu Windows é de 32 ou 64 bits.

Poderá encontrar os drivers e respectiva informação da placa no seguinte link: Download drivers Nvidia



3. Executar os drivers em modo compatibilidade

Por último e não menos importante, deverá fazer executar o driver na versão que corresponde ao seu Windows. Siga os seguintes passos, clique com o botão direito do rato no ícone do driver e selecione "Propriedades" - separador "Compatibilidade" - selecione a versão do Windows que está a usar. Para terminar, clique no botão "Aplicar" - OK.

Após fazer todos os procedimentos acima referidos, reinicie o seu computador.

Seja o primeiro a comentar em " [Resolvido] Não foi possível prosseguir com a instalação NVIDIA "