Como reparar conexão à Internet [Programa gratuito]

Por Jorge Sampaio terça-feira, janeiro 10
Muitos dos problemas que afectam o acesso à Internet, derivam de configurações desajustadas do seu computador. Para o ajudar a reparar a Internet poderá utilizar o Complete Internet Repair. Um programa gratuito, que não necessita de instalação (na versão portable).

Relembramos que o Windows também possui uma ferramenta nativa, que permite analisar e corrigir os problemas mais comuns, devendo ser o primeiro procedimento a ser tentado. Portanto, quando estiver com dificuldades de acesso à Internet, clique com o botão direito do mouse no ícone da ligação à Internet (junto ao relógio do Windows) e escolha a opção "Solucionar problemas".



Se utiliza o Windows 10, poderá aceder ao menu Iniciar - Configurações (ícone engrenagem) - Atualizar e Segurança - Solucão de Problemas - Conexões com a Internet - Executar a solução de problemas.



O Windows irá lançar a ferramenta de diagnóstico, que começa por analisar a sua ligação, e caso seja necessário, aplica todas as soluções automaticamente. Se o Windows conseguir corrigir o problema, surgirá uma mensagem com um ícone verde (Corrigido).

problema resolvido


Se os procedimentos do Windows não forem suficientes, poderá usar o Complete Internet Repair. O funcionamento do programa é bastante simples, basta escolher o problema que está a enfrentar, e clicar no botão "Go".



O programa recomenda a criação de um ponto de restauro, para que seja possível reverter alguma alteração prejudicial. Para isso, basta digitar "Criar ponto de restauro" na pesquisa do Windows, e seguir as instruções que surgem no ecrã.





Dica: No final, não se esqueça de medir a velocidade da sua Internet, e verificar se está a usufruir da velocidade que contratou. Para isso, visite o nosso artigo: Testar velocidade da Internet.




Problemas que o programa consegue resolver:

  • Problemas de acesso à Internet após remover um vírus, spyware, trojan, etc.
  • Perda de conexão após a instalação de um programa: firewall, antispam, adware, VPN, ou outros programas de rede.
  • Não é possível aceder à Internet, ou apenas a algumas páginas/sites.
  • Falha de conexão provocada por erros no registo.
  • Falha na renovação do IP, ou erros DHCP.
  • Windows update não funciona.
  • Internet Explorer dá erro, ou bloqueia constantemente.
  • Você tem problemas ao aceder a sites protegidos (Ex: bancos).


Importante: Não tente utilizar este programa caso a sua Internet se encontre funcional. Faça o download do programa através da página do desenvolvedor.

Na janela do programa, selecione o tipo de problema que pretende resolver (por exemplo, problemas de DNS) e clique no botão "Go". Está pronto.



Caso tenha dúvidas adicionais, poderá enviar os seus comentários, teremos todo o gosto em responder às suas dúvidas.

Seja o primeiro a comentar em " Como reparar conexão à Internet [Programa gratuito] "