[Tutorial] gravar vídeo com a Webcam

Por Jorge Sampaio quinta-feira, janeiro 5
Se deseja gravar um vídeo com a sua Webcam (som incluído), poderá utilizar o programa gratuito VLC Media Player, um programa completo capaz de reproduzir praticamente todo o tipo de arquivos de vídeo / áudio, reproduzir streams da Internet e ainda reproduzir vídeos danificados.

Recordamos que o Windows 10 já possui um aplicativo nativo para gravar vídeos com a Webcam. No Windows 10, possui ainda a possibilidade de instalar a aplicativos da loja Windows, que permitem editar os seus vídeos e adicionar efeitos. Para mais detalhes consulte a seguinte página: Como gravar vídeos com a Webcam no Windows 10.



Preparar a Webcam...

Caso tenha dificuldades em obter a imagem da sua webcam, experimente atualizar os drivers: Como atualizar os drivers. Se necessário, poderá usar a câmera do seu smartphone como Webcam no computador, em alguns casos, poderá obter uma melhor resolução. Para mais detalhes consulte a nossa página: Usar câmera do Android como Webcam.

Gravar vídeo com a Webcam (VLC)



Em primeiro lugar, comece por baixar o programa VLC para o seu computador e proceda à respetiva instalação. Na janela do programa, aceda ao menu "Ficheiro" e selecione a opção "Abrir dispositivo de captura".

No modo de captura selecione a opção "DirectShow". Em baixo, selecione o dispositivo de captura de vídeo, neste caso a sua Webcam, e o dispositivo de captura de áudio, o microfone (que poderá estar embutido na Webcam). Agora selecione a opção "Converter".

Agora, selecione o formato do arquivo selecionando uma opção do campo perfil (recomendamos o formato mp4). Em "Destino", deverá indicar a localização do arquivo de vídeo que irá ser criado. Para terminar, clique em converter.



Para parar a gravação, basta aceder à janela do programa VLC e clicar no botão "Parar".

Alternativa....




Uma das melhores alternativas é o Camtasia Studio, este programa é pago, mas oferece 30 dias de utilização, permitindo compreender as suas potencialidades. Ao usar o Camtasia, rapidamente irá compreender que está perante um editor poderoso, mas que funciona de forma simples, através de opções "arrastar / colar".

Para começar a gravar, basta usar o Gravador Camtasia e selecionar a opção "Webcam". Na prática, será possível capturar a tela e a Webcam ao mesmo tempo, embora este processo seja mais "pesado" para o seu computador.

Ao clicar no botão "Audio" poderá definir qual o dispositivo de gravação de áudio. Na prática, é possível gravar o vídeo com a sua Webcam, e capturar o áudio de um microfone. Quando estiver pronto, clique no botão "Rec".

Para terminar, basta clicar no botão Stop. Você poderá editar o vídeo gravado diretamente no Camtasia, fazendo cortes de partes desnecessárias, corrigindo problemas de som, etc. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário.

Seja o primeiro a comentar em " [Tutorial] gravar vídeo com a Webcam "