Posso instalar dois Antivírus ao mesmo tempo?

Por Jorge Sampaio segunda-feira, novembro 26
O antivírus é essencial para garantir a segurança do seu computador, verificando em tempo real toda a atividade da sua rede, bem como os arquivos baixados. É importância, faz com que muitos utilizadores levantem a pergunta: "Posso instalar dois antivírus ao mesmo tempo no computador, para uma maior segurança?".

Na verdade, instalar dois antivírus não significa mais proteção. A instalação de dois antivírus gera conflitos, podendo levar à anulação de ambos os antivírus. Basicamente, é estivessem dois médicos a tentar operar o mesmo doente, com técnicas diferentes.

No entanto, nada o impede de obter uma "segunda opinião", sobre a segurança do seu computador. Nesse caso, recomendamos a instalação do programa Malwarebytes Anti-Malware Free.

No Windows 10, você poderá ainda usar o Windows Defender (um antivírus nativo), para obter uma segunda opinião. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como usar o Windows Defender (manualmente).

windows defender


Instalar segundo antivírus

O Malwarebytes Anti-Malware é um programa bastante eficaz na remoção de malware, que não interfere com a instalação de outros antivírus. Você poderá fazer o download do programa aqui: Malwarebytes Anti-Malware.

Após instalar o programa, proceda à atualização das bases de dados (para que o programa possa reconhecer as novas ameaças). Para verificar o seu computador, selecione a opção "Executar uma pesquisa completa".

Posso instalar dois Antivírus ao mesmo tempo


Importante: O Malwarebytes Anti-Malware Free deve ser usado como complemento de segurança, e nunca como substituto do seu antivírus, visto que não possui proteção em tempo real.


Comprar antivírus...

Se você se preocupa verdadeiramente com a sua segurança na Internet (ao ponto de procurar instalar dois antivírus), será importante ponderar a compra de um antivírus PRO.

Os antivírus pagos trazem recursos de segurança acrescidos, permitindo uma segurança mais eficaz. Caso esteja interessado, consulte a nossa comparação de dois antivírus gratuitos e PRO: Qual a diferença entre um antivírus Pago e Gratuito?

Seja o primeiro a comentar em " Posso instalar dois Antivírus ao mesmo tempo? "