Como usar o Skype - Guia Inicial

Por Jorge Sampaio quinta-feira, janeiro 31
Como usar o Skype - Guia Inicial
O Skype é agora o único programa de conversação instantânea da Microsoft (após a migração do Messenger para o Skype).

Esta mudança cria algumas dúvidas nos utilizadores: quais as vantagens de mudar para o Skype? Posso continuar a falar com os meus amigos do Messenger? O Skype é totalmente gratuito? E por fim, como usar o Skype?

Como usar o Skype?


Neste artigo, iremos tentar responder a todas as suas dúvidas, para o ajudar compreender o Skype e todas as suas potencialidades.

Quais as vantagens de mudar para o Skype?

O Skype permite ao utilizador conversar com os seus amigos do Skype + Messenger + Facebook ao mesmo tempo, permitindo fazer vídeo chamadas gratuitas para os seus amigos.

O Skype permite ainda realizar telefonemas do seu computador para qualquer telefone ou telemóvel (celular) e enviar SMS, sendo que estas operações requer a compra de créditos.

Posso continuar a falar com os meus amigos do Messenger?

Sim. Você poderá falar com os seus amigos do Messenger e ainda conectar o Skype ao Facebook, reunindo todos os seus contatos num só local, não perca os artigos:

Personalizar o perfil Skype

Antes de se "aventurar" a falar com os seus amigos no Skype, é importante personalizar o seu perfil. Para isso, clique no seu nome de usuário no menu esquerdo - Perfil.

Aqui, você poderá alterar a foto de apresentação do seu perfil e todas as informações associadas à sua conta.

Instalar aplicativos no Skype

Outra novidade interessante no Skype, é a possibilidade de instalar aplicativos complementares no programa. Para isso, basta aceder ao menu Ferramentas - Aplicações - Obter Aplicações.

Na janela do navegador que se abre, procure os aplicativos que pretende instalar no Skype.

Enviar arquivos no Skype

Muitos utilizadores utilizavam o Messenger para enviar arquivos para os amigos (fotos, músicas, documentos). No Skype, você poderá continuar a enviar os seus arquivos normalmente, para isso, selecione o amigo que deve receber o arquivo - clique no botão "+" - enviar ficheiro.

Enviar arquivos no Skype

Mas posso receber vírus pelo Skype?

Sim, e como tal é importante ter cuidado com os arquivos que aceita no seu computador. É indispensável possuir um bom antivírus (mesmo que seja gratuito).

Ativar o que estou ouvindo no Skype

Para ativar a funcionalidade "O que estou ouvindo no Skype" (que tanto sucesso fez no Messenger), deverá instalar o plugin ON AIR (se o download não iniciar, clique aqui) no seu computador.

Após a instalação deverá autorizar o acesso do On Air ao Skype.

Ativar o que estou ouvindo no Skype

Agora, sempre que iniciar uma música, a sua mensagem "Disposição" no Skype irá exibir o nome da música / artista que está a ouvir.

Como fazer chamadas com o Skype

Tal como já foi referido, o Skype permite fazer chamadas a preços atrativos. Em primeiro lugar, é importante verificar se o seu computador possui todos os meios necessários para realizar uma chamada, neste caso, um microfone e um sistema de som funcional.

Em seguida, clique no separador "Ligue para Telefones". Caso você não possua créditos para fazer a chamada, basta clicar no link "Comprar créditos".

Como fazer chamadas com o Skype

Impedir arranque automático do Skype

Uma questão colocada por muitos utilizadores ao SafePC Tuga, como posso impedir o arranque automático do Skype?

É muito simples, na janela do Skype aceda ao menu "Ferramentas" - "Opções" - "Geral" - "Definições Gerais" - desmarque a opção "Iniciar o Skype sempre que iniciar o Windows" - Salve as alterações.

Por fim, selecione o indicativo do país, e marque o número para realizar a chamada.

Se você gostou deste tutorial, partilhe-o com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a descobrir as funcionalidades principais do Skype. Obrigado.

Seja o primeiro a comentar em " Como usar o Skype - Guia Inicial "