Tags:

Como bloquear o regedit (editor de registro) do Windows

Por Jorge Sampaio quarta-feira, junho 5
O Editor de registro do Windows (regedit.exe) é uma ferramenta poderosa, capaz de alterar configurações importantes no computador. Como tal, é importante garantir que este tipo de ferramenta não "cai" nas mãos erradas.

Existem duas formas simples de bloquear o editor de registro (regedit): a primeira através da política de computador local do Windows (GPO), e a segunda usando programa InterAPP Control (versão gratuita).

Bloquear o Regedit pela Politica do Computador (GPO)

Comece por pressionar as teclas CTRL+SHIFT+ESC para aceder ao Gestor de tarefas. Clique no separador "Ficheiro" (ou arquivo) - Nova tarefa - digite "gpedit.msc" (sem aspas).

Em alternativa, poderá pressionar as teclas WIN + R e digitar "gpedit.msc" (sem aspas).


Agora, aceda a Política Computador Local - Configuração do utilizador - Modelos administrativos - Sistema. Clique duas vezes na opção "Impedir acesso às ferramentas de edição de registo" e selecione a opção "Ativado".

bloquear o regedit

Sempre que tentar aceder ao editor de registo, obterá uma mensagem similar à seguinte: "A função de edição de registo foi desativada pelo seu administrador."

Bloquear o Regedit pelo InterApp

Em alternativa, você poderá utilizar o InterApp Control, um programa gratuito capaz de bloquear sites e programas de uma forma simples mas muito eficiente.

Comece por baixar o InterApp Control e proceder à instalação do programa. A senha inicial do programa é 123.

Em seguida, execute o editor de registro acedendo ao gestor de tarefas (CTRL+SHIFT+ESC) - Separado Ficheiro (ou Arquivo) - Nova tarefa - digite regedit.

Agora, aceda ao separador "Bloqueios" do InterApp Control e clique no botão "Bloquear".

bloquear regedit interapp control

Na janela que surge, selecione o editor de registro em "Janelas Abertas" e clique em "OK".

Veja também:

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como bloquear o regedit (editor de registro) do Windows "