Como economizar a Internet no Smartphone (Android)

Por Jorge Sampaio domingo, maio 18
Uma das preocupações de quem usa um Smartphone é o consumo de Internet, que quando ultrapassa a quota definida pela operadora, pode causar um verdadeiro "rombo" no saldo do telemóvel.

No entanto, com algumas dicas simples, é possível poupar o tráfego de dados da Internet, podendo "amealhar" muito dinheiro.

1. Tráfego de dados

Desative o tráfego de dados quando não necessitar de aceder à Internet. Dessa forma conseguirá poupar Internet e bateria.

Alguns aplicativos como leitores de email, deixaram de atualizar com o tráfego de dados desativado, pelo que deverá ativar novamente sempre que necessitar de verificar o seu email.

Para desativar o tráfego de dados, basta aceder ao menu Definições do seu Android e selecionar Utilização de Dados. Agora basta ativar ou desativar o tráfego de dados.

2. Mandic Magic

Como usar o Mandic Magic Partilhe senhas WiFi
O Mandic Magic é um aplicativo gratuito, capaz de fornecer uma lista de todas as redes Wi-Fi públicas gratuitas perto de si, com a respetiva senha.

Dessa forma, você poderá aceder à Internet sem gastar um único cêntimo. Para mais detalhes, consulte o nosso tutorial: Como usar o Mandic Magic.

Descobrir os consumidores de Internet

Outro factor importante para controlar os consumos de Internet é saber quais os aplicativos que mais consomem.

No Android, você tem ao seu dispor uma lista detalhada com o consumo de cada aplicativo. Para isso, aceda ao menu Definições - Utilização de dados.

Como economizar a Internet no Smartphone Android

Conhecendo os aplicativos mais "gastadores", cabe-lhe a si definir uma estratégia para economizar a Internet do smartphone, sem deixar de desfrutar dos seus aplicativos favoritos.


Atualizações de aplicativos, só por Wi-Fi

Uma das grandes "fontes" do consumo da Internet são as atualizações dos aplicativos. Como os aplicativos estão em constante atualização (para corrigir falhas e adicionar funcionalidades), tente efetuar as atualizações utilizando uma rede Wi-Fi.

Outras dicas:

Seja o primeiro a comentar em " Como economizar a Internet no Smartphone (Android) "