Como entrar em modo de segurança no Windows 8 ou 8.1

Por Jorge Sampaio sexta-feira, maio 16
O modo de segurança permite iniciar o Windows apenas com os serviços indispensáveis. Dessa forma, você poderá corrigir vários problemas que possam afetar o bom funcionamento do seu sistema operativo.

Mas como é que posso iniciar o Modo de segurança no Windows 8? Nas versões anteriores do Windows, bastava pressionar a tecla F8 durante o arranque, no entanto, tal não acontece no Windows 8.

Na verdade, o modo de segurança foi "relegado" para um plano de menor importância, sendo mais difícil aceder a este modo.

Iniciar em modo de segurança no Windows 8


Comece por pressionar as teclas de atalho Windows + I, para surgir as "Definições" do seu Windows. Clique no botão "Alterar Definições do PC".

Como entrar em modo de segurança no Windows 8

Agora, clique no menu "Recuperação" e no campo "Arranque Avançado" clique no botão "Reiniciar Agora".

Na janela que surge, clique em "Resolução de problemas" - "Opções Avançadas" - "Definições de Arranque" - "Reiniciar". O Windows 8 irá reiniciar, passando a surgir a tradicional tela que nos permite entrar em Modo de segurança.

Alternativa...

Existe ainda uma alternativa muito interessante para entrar no modo de segurança do Windows 8 (e talvez menos trabalhosa).

Comece por pressionar as teclas CTRL + SHIFT + ESC para iniciar o Gestor de Tarefas do Windows.

Clique no separador "Ficheiro" (ou Arquivo) - Executar Nova Tarefa. Digite "msconfig" (sem aspas).

Na janela que surge, aceda ao separador "Arranque (Boot)" e marque a caixa de seleção "Arranque Seguro". Ao reiniciar o computador, será automaticamente levado para o modo de segurança.

Entrar em modo de segurança no Windows 8

Para iniciar o Windows normalmente, volte a aceder à configuração do sistema (através do msconfig) e desmarque a caixa de seleção "Arranque Seguro". Clique em Aplicar - OK.

Recomendado para si:

Seja o primeiro a comentar em " Como entrar em modo de segurança no Windows 8 ou 8.1 "