Recebo email de mim mesmo - Como resolver?

Por Jorge Sampaio quarta-feira, junho 25
Está recebendo emails enviados pelo seu próprio email sem o seu consentimento? Não se preocupe, o problema é muito simples de resolver. Na verdade, você poderá estar sendo vítima de Email Spoofing, sendo necessário tomar algumas medidas para se proteger.

Em primeiro lugar, é necessário verificar a (verdadeira) origem da mensagem que você recebeu, e acima de tudo não clicar no conteúdo dessa mesma mensagem (pois pode ser malicioso).

O Email spoofing leva a vítima a acreditar que está a receber mensagens de si própria, criando curiosidade suficiente para clicar no conteúdo contido na mensagem (poderá ver mais informação na Wikipédia).


Como devo reagir ao Email Spoofing?


Para verificar a verdadeira origem da mensagem será necessário visualizar o código fonte do Email.

Neste tutorial, iremos exemplificar com o Outlook, embora você possa obter mais informações para os outros serviços consultando o nosso tutorial: Como localizar remetente de um email.

Para visualizar a origem da mensagem no Outlook, clique com o botão direito do rato na mensagem de email que recebeu e seleccione "ver origem da mensagem".

Recebo email de mim mesmo - Como resolver


Surgirá uma janela com o código fonte do email em questão, procure os campos "smtp.mailfrom=" e "Message-ID", que exibem o verdadeiro endereço do remetente.

Se o seu email não é o verdadeiro remetente poderá simplesmente ignorar a mensagem e marcar como “Tentativa de Phishing”. Ou em alternativa, poderá bloquear as mensagens do remetente que lhe enviou a mensagem (clicando na opção "Varrer").

Recebo email de mim mesmo - Como resolver

Se clicou em algum link no conteúdo do email, recomendamos uma verificação com o Malwarebytes Anti-Malware. Veja mais detalhes aqui: Como remover vírus, trojans e Spyware.

Se por outro lado, o email foi enviado da sua conta, sem o seu consentimento é recomendável alterar a senha do seu email.

Consulte também:

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

3 comentários to ''Recebo email de mim mesmo - Como resolver?"

ADD COMMENT
  1. Verifiquei o verdadeiro endereço do e-mail e é mesmo o meu! Como proceder?

    ResponderEliminar
  2. Caro leitor,

    Se acredita que o email enviado foi mesmo da sua conta recomendámos:

    1. Fazer uma verificação completa ao computador, para garantir que não está infectado por Malware. Caso tenha dúvidas, recomendamos o seguinte tutorial: Como remover vírus do PC.

    2. Alterar a senha da conta afectada.

    Atenciosamente, SafePC Tuga.

    ResponderEliminar
  3. Ajudou muito! Obrigada mesmo, seu site é ótimo.

    ResponderEliminar