Tags:

Como instalar e configurar repetidor Wi-Fi (Passo a Passo)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, junho 1
configurar repetidor WiFi
Um repetidor de wifi permite melhorar o alcance da sua Internet sem fios, repetindo o sinal emitido pelo seu roteador (router).

O funcionamento do dispositivo é bastante simples e depois de configurado, fica a trabalhar sem qualquer intervenção extra do usuário.

Para o ajudar a conectar o seu repetidor, decidimos criar um tutorial explicando passo a passo, como ligar e configurar um repetidor de WiFi. No nosso exemplo, usamos um repetidor da marca TP-Link (uma das melhores do mercado).

Como instalar e configurar repetidor WiFi (Passo a Passo)


1. Preparação

Em primeiro lugar, é preciso definir o local ideal para posicionar o seu repetidor.

Para isso, nós recomendamos a utilização do aplicativo Wifi Analyser, que lhe fornece dados em tempo real, sobre a potência do sinal da rede Wi-Fi.

Wifi Analyser

O ideal, é posicionar o repetidor num local em que o sinal de WiFi começa a perder intensidade, mas que possua potência suficiente para que o sinal seja repetido.

2. Ligar o repetidor WiFi

Em seguida, ligue o seu repetidor na tomada e ative a transmissão dos dados.

Como instalar e configurar repetidor WiFi

Aceda ao seu computador, e clique no botão de ligações. Encontrará uma nova rede Wifi com o nome do repetidor. Ligue-se a essa rede (usando os dados de login fornecidos no manual do dispositivo).

conexão à internet

Agora, aceda à página de configuração do dispositivo (descrita nas instruções do repetidor). No nosso caso, para um dispositivo tp-link a página de login era "http://tplinkextender.net/".

Será necessário introduzir os dados de login, para entrar na página de configuração do repetidor.

Você poderá encontrar esses dados nas instruções do dispositivo. No nosso caso, os dados de login eram bastante "genéricos" (bastou adicionar "admin" no nome de usuário e senha).

3. Configurações finais

Selecione a rede WiFi que pretende repetir (Será necessário digitar a senha da rede Wi-Fi). Após terminar, o repetidor inicia automaticamente a repetição de sinal.

tp link repetidor de Wifi


Como é que eu sei que o repetidor está a trabalhar?


Ficou com dúvidas se o repetidor está mesmo a trabalhar? É muito fácil, utilize o Wifi Analyser (sugerido no ponto 1) para analisar as redes WiFi disponíveis.

Se o repetidor estiver a funcionar, será possível visualizar duas redes com o mesmo nome. Se você se aproximar do repetidor, irá reparar que uma das redes fica mais forte.

o repetidor wifi funciona

Existe alguma alternativa aos repetidores?

Sim. Uma das melhores alternativas aos repetidores são as "Powerline", que usam a rede eléctrica da sua casa para transmitir a Internet.

Na prática, basta conectar um "adaptador" à tomada perto do roteador (com o cabo de Internet ligado ao mesmo), e para terminar, conectar o segundo adaptador na divisão da casa onde pretende Internet. Certamente um tema para abordar mais à frente....

Artigos relacionados:

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como instalar e configurar repetidor Wi-Fi (Passo a Passo) "