Windows não arranca [Resolver]

Por Jorge Sampaio segunda-feira, novembro 1
Se o seu Windows não arranca ou bloqueia no carregamento inicial, execute os seguintes procedimentos de forma a resolver o problema:

Windows não arranca - Soluções



1. Reinicie o computador e após surgir o ecrã da placa mãe ( BIOS) pressione “F8” consecutivamente até surgir o menu de arranque. Em seguida, seleccione “SAFE MODE” ou “MODO DE SEGURANÇA”.

Dessa forma o seu Windows arrancará apenas com os serviços indispensáveis evitando possíveis conflitos.

Se o computador arrancar, aceda ao Gestor de tarefas pressionando as teclas de atalho CTRL+SHIFT++ESC e no menu "Arquivo" selecione "Nova Tarefa". Agora digite "msconfig".


windows não arranca resolver
Desactive os serviços desnecessários ao arranque do PC. Experimente também remover do arranque programas instalados recentemente.

Nota: Se não conseguir aceder ao Menu de arranque para entrar em modo segurança, avance para o passo 4. 

2. Fazer verificação com antivírus - Outro problema que poderá impedir o arranque do Windows são os vírus/trojans. Não se esqueça de efectuar um scan completo com o antivírus.

3.  Restaurar sistema - Outra possibilidade é restaurar o seu Windows para uma data em que tudo funcionava corretamente. Visite os seguintes artigos que explicam como restaurar o seu Windows:

4. Se o seu Windows continua sem arrancar ou não consegue entrar em modo de segurança poderá recuperar o sistema operativo utilizando o CD de instalação do Windows. Se não possui o CD de instalação do Windows consigo, pode pedir emprestado a um amigo, visto que utilizar outro CD do Windows para recuperação é legal.

Introduza o CD na drive e reinicie o computador. Quando surgir o ecrã da Placa Mãe (BIOS) carregue em “DEL” de forma a entrar no setup da placa mãe. Procure pelo menu de arranque ( ou BOOT).

Nota: Após concluir a operação deve reverter a alteração colocando novamente o disco rígido em primeiro lugar. Salve as alterações e saía do setup da BIOS. Quando o computador iniciar novamente surge o programa de configuração/recuperação do Windows.



Se possui o Windows XP seleccione “instalar Windows”. Em seguida pressione a tecla R de forma a reparar o Windows instalado actualmente. Este processo repara o seu Windows substituindo os arquivos danificados, os seus arquivos pessoais serão mantidos.

Windows Vista/7 -> se possui o Windows vista/7 o processo e mais simples. Após arrancar o computador através do CD seleccione “reparar o seu computador”.

Em seguida, apos uma pequena introdução de dados relativos ao idioma a ferramenta de recuperação inicia uma busca por sistemas operativos instalados na maquina. Na janela “opções” que surge seleccione “utilizar ferramenta de recuperação” e clique em seguinte.

4 Comentários " Windows não arranca [Resolver] "

Unknown 2 de março de 2011 às 19:39

não consigo entrar no meu msn esta dando erro 80072ee2

Jorge Sampaio 3 de março de 2011 às 11:32

Cara Solange,

Para resolver o erro 80072ee2 do MSN Messenger realize os procedimentos do seguinte artigo: 80072ee2.

Atenciosamente, SafePC Tuga.

Unknown 24 de março de 2015 às 16:45

Obrigado pela ajuda

Naraiana Santos 18 de outubro de 2015 às 06:38

Nossa! Tempão com o computador sem funcionar. Resolvi tentar dar um jeito antes de levar à assistência. Muuuuuito obrigada!