Internet lenta, como resolver? [Tutorial]

Por Jorge Sampaio domingo, outubro 31
Existem vários factores que podem contribuir para uma Internet lenta, neste tutorial, iremos explicar como identificar o problema e otimizar a sua ligação.

Quando a Internet está lenta, é muito fácil apontar as culpas ao fornecedor da Internet (ISP*). Mas será que a culpa é mesmo do serviço fornecido pelo ISP?

*ISP - Internet Service Provider (em português, Um Fornecedor de acesso à Internet ou Provedor de serviço Internet).

Internet lenta, como resolver


Internet lenta, como resolver?



As consequências de uma Internet lenta todos nós conhecemos: as páginas demoram a carregar, os downloads demoram uma eternidade para terminar, o navegador exibe erros (por exemplo: "err_connection_timed_out"), etc.

A experiência em grandes sites como o Facebook ou YouTube também tende em "degradar-se" com os vídeos e o Feed a demorar muito tempo a carregar.

Se a sua Internet está lenta deve ter em atenção certos aspectos de forma a melhorar o desempenho da ligação e resolver o problema:

1. Em primeiro lugar, faça um teste à velocidade da sua Internet usando serviços especializados como o SpeedTest.net. Os dados fornecidos pelo SpeedTest são um bom indicador do que está a afectar a sua Internet. Como podemos interpretar os dados obtidos:

Internet com um bom desempenho (perto da velocidade que contratou): Podemos estar perante um problema de desempenho do seu computador. Como tal, sugerimos as seguintes dicas: Como melhorar o desempenho do seu computador.

Internet com desempenho fraco: A sua ligação é feita por cabo ou Wi-Fi? Se a sua conexão é feita via Wi-Fi poderá ser necessário realizar algumas otimizações para melhorar o alcance da sua rede. Algumas dicas rápidas (como mudar o canal da rede) podem melhorar significativamente a sua ligação. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como aumentar (melhorar) o sinal da rede Wi-Fi.

Outras dicas:

2. Reduza o número de programas que consomem largura de banda da Internet. Um dos programas que consome mais Internet é o navegador, como tal, é sempre boa ideia encerrar os separadores que não está a usar.

3. Manter o navegador atualizado - Outro factor importante é manter o navegador actualizado. As actualizações trazem melhorias na velocidade e na segurança. É também importante garantir que usa o melhor navegador, longe vão os tempos em que a oferta se resumia ao Internet Explorer.

Consulte a nossa lista com os melhores navegadores da atualidade e participe na votação para eleger o melhor: Qual o melhor navegador?

4. Manter os drivers (placa de rede, principalmente) atualizados é outro factor que pesa na velocidade da sua conexão. Se não sabe actualizar os drivers, ou não consegue identificar os componentes utilize o DriverMax, um programa gratuito que verifica e instala os drivers do seu computador.

5. Existem alguns programas que prometem melhorar a velocidade da sua navegação, já falamos de alguns aqui no SafePC Tuga, reveja alguns desses artigos:

Seja o primeiro a comentar em " Internet lenta, como resolver? [Tutorial] "