Como criar partições no Windows 7 - Particionando o disco

Por Jorge Sampaio quarta-feira, maio 4

Se deseja criar partições no Windows 7 execute os seguintes procedimentos. Particionar o disco irá dividir o espaço do seu disco consoante os valores que o leitor definir.

Para criar uma partição aceda ao Menu Iniciar e com o botão direito do rato clique em "Computador", seleccione "Gerir" (ou gerenciar). Em seguida, na barra de navegação da esquerda clique em "Armazenamento - Gestão de discos".

Como criar partições no Windows 7

Em baixo surgem as actuais partições do seu disco. Para criar uma partição será necessário reduzir o tamanho de uma partição existente de forma a libertar espaço para a sua nova partição. Para isso, clique com o botão direito do rato na partição que pretende "cortar" e seleccione "Diminuir volume" - indique o espaço que pretende diminuir.

Importante: Se diminuir o espaço máximo possível a sua partição ficará sem espaço livre disponível. Seja razoável no valor a diminuir.

No nosso exemplo iremos cortar 30Gb (aproximadamente), portanto, no espaço a diminuir iremos digitar "30000". Para confirmar clique em "Diminuir".

Como criar partições no Windows 7



Por fim, clique no "espaço não alocado" com o botão direito do rato e seleccione "Novo Volume simples".

Atribua uma letra à sua nova partição - seleccione "Formatar em NTFS e digite o nome do seu volume em "Etiqueta do volume" - "Avançar" - "Concluir".


A sua partição foi agora criada. Para visualizar a sua nova partição basta aceder ao "Meu computador". A partição terá o nome que você definiu em "Etiqueta do volume".

Seja o primeiro a comentar em " Como criar partições no Windows 7 - Particionando o disco "