Como formatar uma partição [Tutorial]

Por Jorge Sampaio domingo, abril 29
Hoje o SafePC Tuga irá explicar como formatar uma partição (sem prejudicar outras partições). Deverá selecionar com cuidado a partição que pretende formatar, um erro, pode levar a perda de dados e do sistema operativo.

Caso pretenda criar um backup dos seus arquivos antes da formatação, consulte o seguinte artigo: Como fazer backup de arquivos [grátis].

Formatar partição sem Windows

Se deseja formatar uma partição que não possua o sistema operativo, terá 2 opções à sua disposição: O Partition Wizard Home Edition e o sistema de formatação do Windows.

Para formatar uma partição no Partition Wizard, basta selecionar a partição em causa e com o botão direito do rato selecionar "Format".

O Windows também possui uma opção de formatar partições. Basta aceder ao "Meu Computador" e clicar com o botão direito no partição que pretende formatar. Aponte para a opção "Formatar" e desative a funcionalidade "Formatação rápida" para resultados mais satisfatórios.

Como formatar uma partição

Formatar Partição do Windows


Para formatar a partição do Windows (usaremos o Windows 7 como exemplo), você terá de reinstalar o sistema operativo. Para isso, comece por criar um backup de todos os arquivos que pretende guardar antes de formatar o Windows. 

Em seguida, coloque o CD/DVD do Windows na drive e reinicie o computador. Aceda às configurações da placa-mãe (pressionando DEL ou F2) e coloque a drive de CDs/DVDs a arrancar em primeiro lugar (na secção BOOT).

Na página inicial de instalação, indique o idioma e o fuso horário e clique em "Avançar". Em seguida, leia e aceite os termos propostos pela Microsoft e selecione uma instalação "Personalizada".

Agora, defina onde irá instalar o seu Windows e clique no link "Opções de unidade (Avançadas)". Selecione a opção formatar.

Após a formatação, instale o sistema operativo clicando no botão "Avançar", caso possua dúvidas consulte o nosso artigo: Formatar e instalar o Windows 7 (com vídeo aula).

Seja o primeiro a comentar em " Como formatar uma partição [Tutorial] "