Como aumentar a memória RAM do PC (com PenDrive)

Por Jorge Sampaio sexta-feira, março 15
O ReadyBoost é uma funcionalidade do Windows que permite aumentar a memória RAM do computador, usando um pendrive (USB). Este aumento de memória RAM é temporário, sendo conseguido apenas quando o pendrive está conectado.

Desta forma, o utilizador obterá um "Boost" de performance, conseguindo correr jogos ou aplicativos mais "pesados". Como é óbvio, esta funcionalidade não consegue substituir um pente de memória RAM, sendo que deverá equacionar a compra de memória RAM extra (um dos componentes mais baratos do PC).

Como aumentar a memória RAM do PC com PenDrive


Como aumentar a memória RAM



O computador armazena todos os programas em execução na memória RAM (Random-Access Memory). Quando o computador atinge o limite máximo da memória RAM, começa a utilizar o disco rígido para guardar os arquivos em execução.

A utilização do disco rígido como memória RAM, torna o computador mais lento e instável. Ao utilizar o ReadyBoost, o sistema começa a armazenar os dados no pendrive, uma alternativa mais rápida, melhorando significativamente o desempenho do PC.

Como ativar o ReadyBoost?

Comece por conectar o seu pendrive no PC. Aceda ao "Meu computador" e clique com o botão direito do rato no ícone do pendrive. Agora aceda às "Propriedades" e clique no separador "ReadyBoost".

Você poderá optar por utilizar apenas uma parte da memória do pendrive como RAM, selecionando a opção "Utilizar este dispositivo". Ou utilizar a memória total do pendrive selecionando a opção "Dedicar este dispositivo".

Como aumentar a memória RAM do PC

Por fim, clique no botão "Aplicar" - "Ok". O espaço dedicado à memória RAM será definido como "Ocupado" no seu pendrive.

Como remover o ReadyBoost

Para remover o ReadyBoost basta aceder ao "Meu Computador" - clicar com o botão direito do rato no ícone do pendrive - Propriedades - separador "ReadyBoost" e selecionar a opção "Não utilizar este dispositivo.

Como acelerar ainda mais o computador?

Como é óbvio, o ReadyBoost é apenas a "ponta do iceberg", sendo possível otimizar o desempenho do computador para maiores ganhos de performance.

Para isso, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Seja o primeiro a comentar em " Como aumentar a memória RAM do PC (com PenDrive) "