Como acelerar a Internet (Programas e Dicas)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, novembro 16

Neste tutorial iremos explicar como acelerar a Internet, com algumas dicas simples e programas de otimização.

Estas dicas permitem acelerar a navegação nos sites que visita diariamente, mas também aumentar a velocidade dos seus Downloads.

Antes de avançar convidamos o leitor a efetuar um teste a velocidade da sua Internet aqui: Teste a velocidade da sua Internet.

acelerar minha internet

Como acelerar a Internet



1. Como primeira dica, sugerimos a utilização do aplicativo "Poupança de dados" do Google.

Na prática, o Google irá "comprimir" todas as páginas que você visitar através dos seus servidores, garantindo uma maior velocidade de navegação.

Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como acelerar a Internet com o Google

como acelerar a Internet

2. Otimizar o DNS

Otimizar a ligação ao servidor DNS, conseguirá melhorar a velocidade de carregamento dos sites.

Como funciona? Antes de você se conectar a um determinado site, o seu Windows precisa de conectar a um servidor de DNS, para determinar qual o IP do site que pretende aceder.

Em termos práticos, quando você digita "www.google.com" no seu navegador, o seu Windows irá se conectar a um servidor de DNS, que lhe dirá que o IP do Google é 74.125.224.72, sendo iniciado a ligação a esse mesmo IP. Ou seja, quanto mais rápida for a ligação ao servidor DNS, mais rápido o site que pretende aceder irá carregar.

Para obter a lista dos melhores servidores de DNS, poderá usar o programa "namebench". para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como acelerar a navegação na Internet - DNS.

acelerar velocidade sites

3. Use o melhor navegador

Longe vão os tempos em que o único navegador disponível era o Internet Explorer. Experimente usar outros navegadores mais rápidos e igualmente seguros como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Não se esqueça de participar na nossa sondagem: Qual é o melhor navegador?

Como acelerar a Internet
4. Acelerar Downloads e Torrents

Se deseja acelerar o download de arquivos e torrents (até 600%), certamente irá adorar o Free Download Manager. O programa é gratuito e muito simples de utilizar.

O programa permite retomar downloads cancelados e ainda suporta o download de torrents e vídeos.

Download Free Download Manager

5. Utiliza uma rede Wi-Fi?

Se acede à Internet através de uma rede Wi-Fi (sem fios), poderá obter uma melhoria de ligação otimizando o sinal da rede.

Uma simples análise, permite descobrir se o seu roteador se encontra bem localizado, se a rede Wi-Fi recebe interferências de outras redes próximas, se precisa de um repetidor (extensor) de rede Wi-fi, etc.

Para isso, basta seguir os procedimentos do seguinte tutorial: Como aumentar o sinal Wi-Fi.

6. Dicas para Acelerar a Internet - Para além dos programas "aceleradores", existem várias outras dicas que o leitor poderá experimentar para melhorar a velocidade da sua conexão. Veja aqui: Acelerar a Internet (Internet lenta).

Conclusão:

A velocidade da sua Internet depende de vários fatores (muitas vezes externos à sua ligação). Se deseja fazer downloads (de grande dimensão), opte por horários mais calmos (de manhã).

Seja o primeiro a comentar em " Como acelerar a Internet (Programas e Dicas) "