Otimizar Computador para Jogos - Dicas e Programas

Por Jorge Sampaio terça-feira, março 18
Os computadores podem ser verdadeiras consolas de jogos, brindando o utilizador com uma excelente experiência de jogo (que pode ser melhorada com vários acessórios: gamepads, volantes, headsets, etc.).

Para responder às exigências dos jogos atuais, você deverá apostar num computador com um bom processador, uma placa gráfica dedicada, memória RAM de alto desempenho e ainda, um bom disco rígido.

Computador para Jogos - Configuração e Otimizações


Se pretende elevar ainda mais a sua experiência de jogo, poderá experimentar conectar o seu computador à TV, aumentando a imagem e podendo visualizar o jogo com os seus amigos. Para mais detalhes, consulte o nosso tutorial: Como ligar o computador à TV.


Algumas marcas de computadores possuem modelos específicos para "Gaming", com configurações topo de gama, prontas a responder às exigências dos jogos mais "pesados".

No entanto, o preço pode ser uma condicionante para alguns utilizadores.

Modelos Gaming:

Otimizar computador para jogos



Se o seu orçamento não lhe permite muitas "aventuras", poderá tentar otimizar o desempenho do seu computador para obter uma melhor experiência de jogo.

Lembre-se, se pretende adquirir um novo componente para seu computador (placa gráfica, RAM, etc.), deverá verificar se esse mesmo componente é compatível com a configuração do seu computador (nomeadamente a placa-mãe).

Atualizar drivers

As atualizações dos drivers permitem corrigir erros de funcionamento, e otimizam o desempenho dos dispositivos. Verifique se possui todos os drivers atualizados, para isso, você poderá utilizar o programa gratuito DriverMax.

GameBooster

O GameBooster é um programa gratuito da IoBit (produtora do Advanced System Care), que otimiza o desempenho do seu Windows para jogos.

Para isso, o Game Booster analisa o seu computador em busca de programas ou serviços que podem ser terminados, poupando recursos (processador e RAM) para utilizar no jogo. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: Game Booster - acelerar jogos.

Reduzir gráficos

Se a otimização não for suficiente, poderá sempre experimentar diminuir a qualidade dos gráficos (nas opções do jogo). Experimente:

  • Reduzir a qualidade das sombras ou reflexos
  • Desative o "Filtering"
  • Reduza os efeitos
  • Diminua a resolução


Aumentar a memória

Outra solução interessante é utilizar a funcionalidade Ready Boost do Windows no seu computador. O Ready Boost permite utilizar um pendrive para aumentar a memória RAM do seu computador (temporariamente).

Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como aumentar a memória RAM

Otimizar para jogos Online

Para uma boa experiência nos jogos online, é importante possuir uma boa ligação à Internet. É igualmente importante verificar o "ping" que você obtém ao entrar no servidor do jogo. Quanto mais alto for o valor do ping, pior. Experimente ligar-se a servidores mais perto de si.

Para medir o Ping (latência na comunicação entre dois dispositivos) poderá usar serviços como o SpeedTest. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como diminuir o "ping" nos Jogos.

Artigos relacionados:

Seja o primeiro a comentar em " Otimizar Computador para Jogos - Dicas e Programas "