Como aceder à Internet através de uma VPN (rede privada)

Por Jorge Sampaio sábado, agosto 23
As redes VPN permitem-lhe navegar em anónimo na Internet ocultando o seu verdadeiro IP, e mantendo a segurança através da encriptação dos seus dados. Ou seja, todos os seus dados se tornam "invisíveis" a qualquer pessoa do lado de fora.

Mas não são apenas os hackers que estão interessados os seus dados, até mesmo os provedores de Internet (ISP), podem saber com relativa facilidade todos os sites que você visita (visto que, as requisições de DNS não são encriptadas).

Muitas dessas empresas, provavelmente arquivam informações sobre as suas atividades online, sendo um "ataque" à sua privacidade.

As redes VPN também podem ser excelentes "aliadas" para proteger os seus dispositivos em redes públicas, impedindo que os seus dados possam ser interceptados.

vpn


Configurar rede VPN



Atualmente existem diversos serviços que permitem configurar uma rede VPN com relativa facilidade. Uma das melhores soluções é oferecida pela poderosa empresa de segurança "Avast" através do seu produto SecureLine.

Esta rede oferece velocidades até 2 Gbits/s, sem qualquer limite de largura de banda, ou seja, uma rede VPN rápida e segura. O serviço permite-lhe ainda conectar até 5 dispositivos na mesma conta, com servidores espalhados por todo o mundo.



Você poderá experimentar o Avast SecureLine gratuitamente, baixando a versão de teste.

VPN gratuitas

Por norma, as redes VPN gratuitas possuem um desempenho mais lento, isto porque existe uma maior afluência de usuários. No entanto, existem diversos serviços capazes de apresentar resultados bastante satisfatórios, como por exemplo o VPNBook.

Comece por aceder ao site VPNBook e crie uma conta gratuita clicando no botão Free OpenVPN Account. No separador "Free OpenVPN", baixe os arquivos de configuração e os pacotes de certificado dos servidores (certificate bundle) disponíveis.

Como criar uma rede privada VPN

Configurar OpenVPN Client



Agora, baixe o programa de cliente (OpenVPN Client) e proceda à respectiva instalação. O OpenVPN Client necessita de alguma configuração inicial, que é feita apenas uma vez.

Para isso, comece por extrair os arquivos ".ovpn" que baixou (certificate bundle), usando um descompactador de arquivos (por exemplo: WinRar).

Aceda ao "Meu Computador" - C: (ou o diretório onde instalou o Windows) - Programas - OpenVPN. Na pasta Config do programa, cole os arquivos de configuração dos servidores ".ovpn".

Execute o OpenVPN Client, que agora já irá exibir os certificados dos servidores.

Por fim, clique com o botão direito do rato no ícone do programa OpenVPN Client perto do relógio do Windows, selecione o servidor que irá usar e clique em "Connect".

Como aceder à Internet através de uma VPN

Digite o nome de usuário e respectiva senha que encontra no site do VPNBook e confirme a ligação.

Como criar uma rede privada VPN

Se tudo correu bem, surgirá uma mensagem indicando que você está conectado e o respectivo IP atribuído.

1 1 Comentário " Como aceder à Internet através de uma VPN (rede privada) "

Anónimo

Muito bom, vlw ajudo muito