Como assinar um PDF (sem escanear e imprimir)

Por Jorge Sampaio domingo, fevereiro 22
Neste tutorial iremos explicar como assinar um PDF usando a sua própria assinatura manuscrita. Para isso, iremos contar com a ajuda do programa gratuito para testar NitroPDF Pro.

Assinatura eletrónica vs Assinatura digital

As assinaturas digitais são criptografadas, aumentando a segurança e credibilidade dos documentos. Esse tipo de assinaturas são normalmente usadas por empresas, que pretendem garantir a autenticidade dos seus documentos.

As assinaturas eletrónicas são meras "representações" da sua assinatura manuscrita, sendo este tipo de assinatura que iremos abordar.

Como assinar um PDF


Comece por baixar e instalar o NitroPDF Pro no seu computador. Será necessário um pequeno registo gratuito.

Em seguida, aceda ao menu Arquivo do NitroPDF Pro e abra o seu documento PDF.

Agora, aceda ao menu QuickSign, Criar nova assinatura.

Como assinar um PDF

O NitroPDF Pro permite-lhe adicionar uma assinatura usando a sua Webcam, através de fotografias ou ainda, através de uma funcionalidade de criação de assinaturas manuscritas.

No nosso caso, iremos usar a Webcam. Para isso, basta apontar um papel com a sua assinatura para a Webcam que o próprio programa consegue capturar e otimizar esse mesma assinatura.

Como assinar um PDF


Por fim, basta apontar no documento onde pretende colocar a assinatura e confirmar com um duplo clique do rato (mouse). Está pronto.

Seja o primeiro a comentar em " Como assinar um PDF (sem escanear e imprimir) "