Quais as novidades do Windows 10? [Veja aqui]

Por Jorge Sampaio quarta-feira, março 18
O Windows 10 já se encontra disponível para testar e vem recheado de novidades. Aliás, as mudanças introduzidas neste novo sistema foram tantas, que o projecto Windows 9 foi simplesmente pulado (sem uma explicação oficial).

Talvez a melhor novidade de todas, é que os usuários do Windows 7 e o Windows 8 poderão atualizar para o Windows 10 gratuitamente, e sem necessitar de fazer upgrades ao computador (visto que os requisitos do Windows 10 são semelhantes ao do Windows 7 e 8).

Algo que surpreendeu a comunidade, habituada a pagar preços elevados pelos sistemas operativos da Microsoft. Embora, faltam vários detalhes sobre esta oferta da Microsoft.

Quais as novidades do Windows 10?


Apesar das mudanças introduzidas, o Windows 10 é muito simples de usar, mantendo a "estrutura" básica do Windows a que os usuários já estão habituados.

Menu Iniciar voltou renovado

Para usuários que não usam o Windows 10 em tablets, a primeira grande mudança é o regresso do menu iniciar (que tantas saudades deixou no Windows 8), mostrando que a Microsoft está atenta ao feedback dos usuários, sendo capaz de reverter alterações que geram menos consenso.

O novo menu iniciar surge como uma "mistura" do menu iniciar do Windows 7 com o ambiente metro (Modern UI) do Windows 8, sendo personalizável.

Quais as novidades do Windows 10 - Menu iniciar

Várias janelas no mesmo ecrã

O Windows 10 também irá permitir ancorar várias janelas no mesmo ecrã, permitindo visualizar várias coisas ao mesmo tempo (por exemplo, dois documentos ao mesmo tempo).

Múltiplos Ambientes de Trabalho

O Windows 10 introduz ainda um novo visualizador de tarefas, que lhe permitirá visualizar todas as janelas lado a lado. O visualizador de tarefas também lhe permitirá usar múltiplos Ambientes de Trabalho, com janelas diferentes permitindo um enorme ganho de produtividade.

Quais as novidades do Windows 10

Cortana - assistente virtual

Outra novidade foi a introdução da funcionalidade Cortana (baseada na personagem de Inteligência Artificial do jogo Halo), que permite realizar tarefas no Windows usando comandos de voz.

Algo semelhante ao Google Now do Android.

This is...."Spartan"

Outra mudança de relevo foi a introdução do novo navegador com o nome de projecto "Spartan" (que irá funcionar juntamente com o Internet Explorer). Este novo navegador, promete uma melhor compatibilidade com websites modernos, uma maior rapidez e suporte para extensões de navegador.

DirectX12 - Maior performance gráfica

O Windows 10 também irá usar o DirectX 12 que permite uma comunicação mais direta dos seus aplicativos (como jogos) com a placa gráfica, o que se traduzirá numa melhor performance.

Qual é a sua opinião?

A Microsoft parece apostada em "limpar" a imagem que deixou no Windows 8 (muito criticado, embora não fosse um mau sistema operativo). Qual é a sua opinião sobre esta nova aposta da Microsoft? Sente-se tentado em experimentar o Windows 10?

Gostaria de atualizar o seu Windows 7 ou Windows 8 para o Windows 10? Então não perca o nosso tutorial, como atualizar do Windows 8 para o Windows 10.

Seja o primeiro a comentar em " Quais as novidades do Windows 10? [Veja aqui] "