Como usar uma VPN no Android (navegação privada)

Por Jorge Sampaio sexta-feira, maio 15
As redes VPN (Virtual Private Networks) permitem navegar na Internet em privado, e com maior segurança através da encriptação (codificação) dos seus dados.

No SafePC Tuga, já explicamos como se conectar a uma rede VPN no PC. Neste tutorial, iremos explicar usar uma VPN no Android (PPTP ou OpenVPN) gratuitamente.

Como usar uma VPN no Android

Como usar uma VPN no Android



No Android você poderá usar dois tipos de rede VPN: as OpenVPN e as PPTP VPN.

Em termos práticos, o Android suporta a utilização das redes PPTP VPN de forma nativa (Sem recorrer a aplicativos externos), sendo necessário instalar o aplicativo Open VPN Connect para conseguir conectar a uma rede OpenVPN.

1. Conectar a uma rede PPTP VPN

Comece por aceder às definições do seu Android, e entre em "Redes sem Fios" - VPN. Agora, clique em "Adicionar Perfil de VPN".

Agora, será necessário adicionar o nome da sua rede "VPN" (à sua escolha) e o servidor. Para obter um servidor, basta aceder ao site VPN Book. Clique no separador "PPTP" e copie os dados necessários para a sua conexão VPN (incluindo nome de usuário e senha).

pptp vpn no android


Agora, é só digitar os dados no seu dispositivo Android:

adicionar perfil vpn no android


E se a conexão falhar?

Se a conexão falhar, experimente outro servidor. O VPNBook coloca à sua disposição vários servidores de diferentes localizações.



Conectar a uma rede OpenVPN

Comece por aceder à loja de aplicativos Google Play e proceda à instalação do aplicativo OpenVPN Conect.

Agora, aceda às opções do aplicativo e clique na opção "Import". Adicione um perfil OVPN.

openvpn android
Se ainda não possui um perfil, poderá criar o seu gratuitamente através de sites como o PrivateTunnel.

Após baixar o Perfil ".ovpn", é só clicar novamente na opção "Import" e selecionar esse mesmo arquivo. Para terminar, clique no botão "Conect".

Dúvidas enviadas pelos leitores


P: Li na Internet que as redes VPN permitem obter Internet grátis? É verdade?

R: Não. A única forma de usar Internet gratuitamente no seu Android, é através da rede Wi-Fi de sua casa, ou encontrando redes Wi-Fi gratuitas com o Mandic Magic.

Para aceder a uma rede VPN, será necessário usar o tráfego de dados do seu dispositivo. Como tal, pode ser cobrado um valor pela operadora.

Artigos relacionados:

Seja o primeiro a comentar em " Como usar uma VPN no Android (navegação privada) "