Como resolver problemas com Wi-Fi no Windows 10

Por Jorge Sampaio terça-feira, dezembro 29
O Windows 10 veio recheado de surpresas, mas nem todas foram boas. Depois de atualizar para o Windows 10, alguns usuários começaram a reportar problemas na ligação Wi-Fi. O problema pode surgir de diferentes maneiras:

  • O Windows não detecta redes Wi-fi;
  • O Windows 10 não encontra a placa de rede;
  • A ligação Wi-Fi cai e não volta a ligar;
  • Surge uma mensagem indicando "Acesso Limitado";
  • Etc.

Como resolver problemas com Wi-Fi no Windows 10


Como resolver problemas com Wi-Fi no Windows 10



A maioria dos problemas com a ligação Wi-Fi no Windows 10, surge devido a problemas nos drivers.

Para resolver o problema, poderá usar um programa específico para baixar os drivers corretos para o seu computador. Aqui no SafePC Tuga, recomendamos o DriverMax.

Mas eu não tenho Internet, como posso resolver o problema?

Felizmente, o Windows 10 permite que o usuário instale os drivers que usava na versão anterior do Windows (presumindo que fez a atualização). Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como resolver problemas de drivers no Windows 10.



2. Impedir a poupança de energia

Outra solução, consiste em desactivar a poupança de energia da placa Wi-Fi. Na prática, o Windows 10 desativa a placa Wi-Fi (sempre que não está a ser usada) para poupar energia.

Para desativar, comece por clicar com o botão direito do rato no ícone da rede Wi-Fi e selecione a opção "Abrir centro de Rede de partilha".

No menu esquerdo, clique na opção "Alterar definições de placa". Com o botão direito do rato entre nas "Propriedades" da sua rede Wi-Fi.

Agora, selecione "Configurar" - "Gestão de energia" - Desmarque a opção "Permitir que o computador desactive o dispositivo para poupar energia".



Em complemento, clique com o botão direito do rato no ícone das opções de energia (junto ao relógio do Windows) e escolha a opção "Opções de Energia".

No esquema de energia que está a usar clique na opção "Alterar definições do esquema" - Alterar definições avançadas de energia - Definições do adaptador Sem Fios". Altere as opções para "Máximo desempenho".



3. Pressione as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o Gestor de Tarefas. No separador "Arquivo" (ou Ficheiro) escolha a opção "Nova Tarefa".

Digite cmd.exe e marque a caixa de seleção "Executar com privilégios administrativos". Agora digite o seguinte comando:

ipconfig /release 
ipconfig /renew 
ipconfig /flushdns 
ipconfig /registerdns 
nbtstat -rr 
netsh int ip reset all 
netsh winsock reset 

Pressione a tecla "ENTER" entre cada comando.

4. Ainda na linha de comandos (como foi sugerido no passo 3), digite os seguintes comandos:

netsh int tcp set heuristics disabled
netsh int tcp set global autotuninglevel=disabled
netsh int tcp set global rss=enabled

5. Problema nas configurações

Existe ainda a possibilidade de uma configuração errada estar a efectar a sua conexão. Para resolver, você poderá seguir os procedimentos descritos no seguinte tutorial: Como reparar conexão à Internet.

Seja o primeiro a comentar em " Como resolver problemas com Wi-Fi no Windows 10 "