Como restaurar o PC para modo de Fábrica

Por Jorge Sampaio segunda-feira, janeiro 4
Nos computadores atuais (especialmente os portáteis), é muito difícil vir incluído o DVD de instalação do Windows. Ao invés, os computadores possuem uma partição "oculta" com o backup do sistema, permitindo restaurar o PC para o modo de fábrica.

Esta opção possui alguns inconvenientes que saltam à vista. Em primeiro lugar, se o disco rígido avariar, ou a partição for excluída acidentalmente, o usuário fica sem qualquer backup.

O DVD do Windows é igualmente importante para recuperar erros "graves", embora nesses casos, seja possível usar um DVD "emprestado" (desde que mantenha a sua a licença).

como restaurar o pc para modo de fabrica


Como restaurar o PC para modo de fábrica



Antes de avançar, é importante salientar que a maioria dos fabricantes permite criar um DVD de instalação do Windows, usando uma ferramenta específica. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como criar o DVD do Windows.

Caso o seu computador tenha avariado, sem que fosse possível criar esse DVD de instalação, poderá instalar o Windows usando a licença que se encontra numa etiqueta colada no chassi do computador.

como restaurar o pc para modo de fabrica


Para entrar no modo de restauro será necessário reiniciar o PC e no ecrã inicial pressionar uma tecla específica (ou combinação de teclas). Aqui ficam alguns exemplos:


  • Acer: teclas ALT + F10
  • HP: tecla F11
  • Sony: tecla F8 ou F10
  • Dell: tecla F8 ou CTRL+ F11
  • Samsung: tecla F4
  • Toshiba: tecla 0 (zero)
  • Lenovo: possui um botão de reset junto à entrada do carregador

Caso necessite de ajuda adicional com uma marca específica (ou modelo), poderá enviar o seu comentário para o SafePC Tuga.

2 Comentários " Como restaurar o PC para modo de Fábrica "

Anónimo

no presario cq40 Compaq qual é a tecla de restauro

Jorge Sampaio 11 de janeiro de 2016 às 09:56

Caro leitor, o modelo que referiu é da marca "HP", e como tal, deverá experimentar a tecla "F11".