Windows 10 – Menu iniciar não abre – Como resolver?

Por Jorge Sampaio segunda-feira, março 7
O menu iniciar do seu Windows 10 não abre? Saiba como resolver o problema com duas soluções muito simples.

Este problema é bastante "comum" entre os usuários do Windows 10, podendo ser resolvido usando as ferramentas de recuperação do próprio Windows 10, evitando aqueles métodos "duvidosos" postados um pouco por toda a Internet.

Windows 10 – Menu iniciar não abre



A solução mais simples consiste em “repor” o seu Windows para o seu estado “original” (sem perda de arquivos), ou seja, como se encontrava quando foi iniciado pela primeira vez.

Embora não exista perda de arquivos, poderá ser necessário reinstalar os aplicativos do Windows 10.

Para isso, basta pressionar as teclas de atalho “Windows + L” para aceder à tela inicial do Windows. Clique no botão “Power” que encontra no canto inferior direito e mantendo a tecla “Shift” pressionada, seleccione a opção “Reiniciar”.

Windows 10 – Menu iniciar não abre


O seu Windows 10 irá iniciar no modo de recuperação, Agora, aceda a “Resolução de problema” -> “Repor este PC” -> “Manter meus Arquivos”.

repor windows 10

Windows 10: Menu iniciar não aparece solução (PowerShell)



Em alternativa, você poderá usar uma solução mais específica usando o PowerShell para resolver o problema.

O que é o PowerShell? O PowerShell é um novo "Prompt de comando" do Windows, sendo mais poderoso que o tradicional "cmd.exe".
1. Comece por pressionar todas as teclas de atalho CTRL + Shift + ESC para iniciar o Gestor de tarefas. Aceda ao menu Iniciar -> Menu Arquivo -> Nova tarefa.

Na janela, que surge digite “PowerShell” (sem aspas) e marque a caixa de selecção (Criar esta tarega com privilégios administrativos).

powershell


Agora digite “SFC /Scannow” (sem aspas) e pressione a tecla Enter.



O Windows irá dar inicio à análise do sistema (system file check), um processo que pode ser demorado. Quando o sistema terminar a análise, digite o seguinte comando:

DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth


O Windows 10 irá descarregar novas versões dos arquivos danificados encontrados, ajudando a resolver o problema. Se tudo correu bem, o Menu Iniciar do Windows 10 voltará a ser exibido normalmente.

Seja o primeiro a comentar em " Windows 10 – Menu iniciar não abre – Como resolver? "