Armazenamento de arquivos em nuvem grátis (free cloud storage) - Top 5

Por Jorge Sampaio terça-feira, março 1
Todos nós sabemos que qualquer dispositivo eletrónico tem diversas limitações, uma das quais ao nível da capacidade de armazenamento. Muitas vezes torna-se uma dor de cabeça, que impele à necessidade de adquirir novos dispositivos para ser possível guardar todos os arquivos necessários e, ao mesmo tempo, liberar o espaço ocupado no disco.

Quando a urgência é muita e tendo em conta que nem sempre temos possibilidades para comprar novo equipamento, no mundo online podemos encontrar as denominadas nuvens (ou clouds). O sistema de nuvem é um repositório online e privado dos arquivos que o utilizador pretenda guardar, que pode ser acedido a partir de dispositivos diferentes.

Se procura um local de armazenamento gratuito e acessível em qualquer canto do mundo, então a seguinte lista de sugestões ser-lhe-á muito útil:

Armazenamento de arquivos em nuvem grátis


Armazenamento de arquivos em nuvem grátis (free cloud storage)



1. Dropbox

Se o utilizador optar apenas pelo plano gratuito, a capacidade de armazenamento é um pouco limitada; os planos pagos permitem a ampliação da capacidade, possuindo mensalidades relativamente acessíveis.

Tem a vantagem de ser um serviço compatível com vários sistemas; e a desvantagem de não permitir a edição direta dos documentos.

Por exemplo: se o utilizador tiver um documento Word cujo conteúdo precisa ser alterado, deve fazer o download do ficheiro para o dispositivo, alterar o conteúdo do documento, gravar e fazer novo upload para a nuvem.

dropbox


2. Google Drive

Instalado em todos os dispositivos Android e Chromebooks, e associado à conta Gmail.

esta nuvem possui uma boa capacidade de armazenamento no plano gratuito, oferecendo bem mais espaço quando adquiridos os planos pagos, cujos valores também são relativamente acessíveis.

Tem a vantagem de permitir a sincronização automática de diversos tipos de ficheiros, assim como funções de compartilhamento e de edição direta de documentos.

google drive


3. OneDrive

Exclusivo da Microsoft, já instalado nos dispositivos com sistema operativo Windows e também acessível a partir do Outlook.com, esta nuvem permite a sincronização e compartilhamento de arquivos, e edição dos documentos com o Microsoft Office.

É uma nuvem que prima pela segurança, mas a sua grande desvantagem são os preços pouco acessíveis dos planos pagos, embora possa ser utilizada gratuitamente até um determinado limite de espaço.

onedrive
Sabia que é possível aceder aos arquivos do seu computador à distância (em tempo real) usando o OneDrive. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como aceder aos arquivos do PC remotamente.


4. iCloud

Serviço exclusivo da Apple, que já vem instalado em todos os dispositivos iPhone e iPad. A sincronização é realizada automaticamente a nível de todos os arquivos. O plano gratuito permite uma boa capacidade de armazenamento, contudo, os planos pagos permitem uma capacidade mais alargada.

Amazon Cloud

É um serviço limitado, pois apenas conta com um período experimental gratuito (de 3 meses), exigindo pagamento anual para continuar a usufruir do serviço. Embora não permita compartilhar arquivos, esta nuvem conta com a integração do music player da Amazon.

Seja o primeiro a comentar em " Armazenamento de arquivos em nuvem grátis (free cloud storage) - Top 5 "