Atualmente, já podemos experimentar a realidade virtual através dos kits RV Google CardBoard e Samsung Gear VR (que usa a tela do smartphone).
No "horizonte" podemos contemplar ofertas mais "completas" como o Facebook Oculus Rift e o HTC Valve. A Sony também já anunciou o kit Playstation VR que poderá ser usado com a PlayStation 4.
Realidade Virtual (VR) está chegando: O que necessito para estar pronto?
Na prática, você até poderá testar o funcionamento da realidade virtual mesmo sem os óculos, bastando para isso instalar um aplicativo no seu smartphone.
2. Descarregar um aplicativo de realidade virtual através da loja de aplicativos do seu smartphone. Por exemplo, no Google Play Store faça uma pesquisa com o termo "VR".
Experiências de Realidade Virtual Completas
Se pretende uma experiência de realidade virtual mais completa, poderá experimentar o Facebook Oculus Rift. Este produto já se encontra em pré-venda em alguns países por 599$ (dólares).
Ao comprar o Oculus Rift terá acesso aos óculos de realidade virtual, aos headphones, um comando à distância, cabos para ligação ao PC, um comando Xbox One e 2 jogos (Eve Valkyrie e Lucky's Tale).
Para usar o Oculus Rift no PC, o seu computador deverá possuir a seguinte configuração mínima:
- Processador Intel i5 (saiba a diferença entre os processadores i3, i5 e i7);
- Placa gráfica Nvidia GTX 570 ou AMD 290 (ou equivalente);
- 8 GB de RAM;
Como certamente já percebeu, irá necessitar de um computador com algum "músculo" para desfrutar da realidade virtual. Caso necessite de um novo computador, poderá dar uma espreitadela ao Toshiba Qosmio X70-B.
Caso tenha ficado com dúvidas sobre a compatibilidade do seu computador com a Realidade Virtual, poderá usar os aplicativos SteamVR performance Test ou o Oculus Rift Compability Tool.
Conclusão:
A Realidade Virtual veio trazer uma lufada de ar fresco ao mundo do entretenimento. No entanto, é inegável que para obtermos uma experiência mais completa teremos de abrir os cordões à bolsa, em parte explicado por a RV ser uma tecnologia recente.
Há experiências que não tem preço, e depois de testar a realidade virtual e todas as suas potencialidades, poderá sentir uma vontade incontrolável de partir o mealheiro lá de casa.
Seja o primeiro a comentar em " Realidade Virtual (VR) está chegando: O que necessito para estar pronto? "
Enviar um comentário