Criar nuvem para armazenar arquivos (Tonido)

Por Jorge Sampaio domingo, outubro 16
Atualmente já existem diversos serviços de hospedagem de arquivos em nuvem, no entanto, nada o impede de criar a sua própria nuvem, usufruindo de maior espaço de armazenamento e privacidade para os seus arquivos.

Relembramos que o Onedrive possui uma funcionalidade interessante que permite aceder a todos os arquivos do seu PC, mesmo que estes não se encontrem hospedados no Onedrive. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: como usar o Onedrive fetch.

Para criar uma nuvem de hospedagem, iremos usar o programa gratuito Tonido Server. Na prática, o programa irá criar um link personalizado de acesso, que deverá digitar para aceder aos seus arquivos. Tudo isto, com configurações básicas.

Criar nuvem para armazenar arquivos (Tonido)



Comece por baixar o programa Tonido Server para o seu PC e proceda à respetiva instalação. Deverá escolher a versão estável (stable), de forma a evitar erros.

baixar tonido server


Após a instalação será necessário permitir que o programa passe pela Firewall.

permitir tonido server na firewall


Você poderá alterar o idioma do Tonido Server para português. Em seguida, defina qual será o nome que irá atribuir ao seu computador, que será incluindo no link de acesso. Defina um email e senha de acesso para aceder aos seus arquivos.

Criar nuvem para armazenar arquivos


Está pronto, agora basta digitar o link de acesso no navegador para ter acesso à sua nuvem de hospedagem.

De salientar, que você poderá adicionar arquivos à sua nuvem arrastando esses mesmos arquivos para a pasta do TonidoSync que é criada durante a instalação. Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário.

Seja o primeiro a comentar em " Criar nuvem para armazenar arquivos (Tonido) "