Como comprar um PC bom e barato (Guia de Compra)

Por Jorge Sampaio terça-feira, novembro 15
Pretende comprar um computador, mas tem medo de fazer uma má compra? Não sabe o que significa cada característica apresentada nas especificações do PC? Processador, RAM, disco SSD e outros termos informáticos são "grego" para si?

Não se preocupe, com apenas algumas dicas simples, conseguirá encontrar o computador ideal, com uma boa performance mas compatível com a sua carteira.

guia para comprar um pc


Processador (recomendado Intel i5 ou i7):

O Processador é o componente com maior influência no desempenho do PC. Tanto a AMD como a Intel possuem processadores de elevada qualidade, embora a Intel permita uma identificação mais rápida de um processador de "topo".


Na prática, a Intel divide os processadores por categorias: i3 de uma gama baixa (económica), i5 de gama média, e os processadores i7 com a melhor performance (normalmente instalados em computadores "Gaming").

Numa loja de informática, na descrição do processador encontrará a velocidade do "Clock" (número de ciclos que o processador pode executar). No entanto, este parâmetro por si só, pode ser enganador.

O número de núcleos pode aumentar a quantidade de trabalho realizado pelo processador, tornando-o mais rápido. Portanto, use o número de núcleos como factor diferenciador:

  • 2 núcleos: DuoCore
  • 4 núcleos: QuadCore;
  • 8 núcleos: Octacore.


Disco (preferência SSD)

O disco rígido é provavelmente o segundo componente com maior influência no desempenho. A velocidade de escrita e leitura dos dados, influencia significativamente a velocidade de resposta do PC.

Por norma, os discos HDD possuem maior capacidade de armazenamento (atualmente com 1 Terabyte de espaço = 1024 Gigabytes). No entanto, como os discos SSD não possuem partes móveis, conseguem debitar maior velocidade.

disco ssd


Existem ainda discos "híbridos", que possuem uma partição HDD para maior armazenamento e outra partição SSD para executar o sistema. O melhor dos dois mundos.

Nas especificações, um disco hibrido é identificado com o tamanho de ambas as partições, por exemplo: 1 TB + 256 GB. Ou seja 1 TB HDD e 256GB SSD.

Memória RAM (mínimo 8 GB)

A memória RAM armazena a memória temporária do PC. Nela são armazenados os programas e jogos que estão a ser executados no computador. Essa memória apaga-se quando o PC está desligado.

Possuir bastante RAM é importante, mas apenas até um certo ponto. Se você já possuir RAM suficiente para os programas que executa no dia a dia, adicionar mais RAM não fará diferença. Você só irá sentir os benefícios de bastante RAM caso execute programas pesados, em simultâneo.

Por exemplo, se no seu dia-a-dia, o seu computador usar 3 GB de RAM para executar os seus programas e jogos, será indiferente se compra um PC com 8 GB de RAM ou 16 GB, pois a RAM máxima nunca será alcançada, e como tal, não irá sentir diferença significativa na performance.



Quanta RAM é usada no meu PC?

Pressione as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para abrir o Gestor de Tarefas. Aceder ao separador "Desempenho" encontrará a quantidade de memória RAM usada.

comprar um PC memória ram



Placa Gráfica:


Uma boa placa gráfica é essencial para conseguir correr os melhores jogos com elevadas resoluções, sem soluços (lag).

Mas o que é uma "boa placa gráfica"? O parâmetro que possui maior influencia na hora da compra é a memória RAM dedicada da placa.

No entanto, para uma melhor compreensão das capacidades da placa é recomendável pesquisar por testes de benchmarks (de preferência em jogos que pretenda jogar).

Como comprar um PC bom e barato Guia de Compra


Outras funcionalidades recomendadas:


  • USB 3.0 (entradas azuis);
  • Webcam incorporada;
  • Leitor de cartões;
  • Drive ótica de DVD.

Seja o primeiro a comentar em " Como comprar um PC bom e barato (Guia de Compra) "