Windows 10 não inicia - Como resolver?

Por Jorge Sampaio sexta-feira, maio 5
O seu Windows 10 não inicia? Saiba como resolver o problema de uma maneira simples e intuitiva. Existem vários fatores que podem fazer com que o seu Windows deixe de arrancar, como uma falha de um driver, uma atualização corrompida, Malware, etc.

Não obstante, o Windows 10 permite reverter essa situação, sem perder os seus arquivos pessoais ou programas. Você pode ainda experimentar usar o "Restauro de sistema do Windows 10" para tentar entrar com a última configuração "válida".



Para isso, comece por baixar o aplicativo "Media Tool" disponibilizado pela própria Microsoft para criar uma unidade de instalação do Windows 10 (poderá usar outro computador). Selecione a opção "Criar suporte de dados de instalação para outro computador".

Selecione o sistema operativo que deverá conter, bem como a arquitetura (32 ou 64 bits). Caso não saiba qual arquitetura usada pelo PC, poderá optar por selecionar "Ambas" e deixar o Windows escolher a melhor durante a instalação.

windows 10 ambas as versões


Agora, poderá dar inicio à transferência e gravação do sistema no DVD ou pendrive (USB). Enquanto isso, poderá continuar a trabalhar no seu computador.

Após concluir a criação do suporte, será necessário reiniciar o computador e iniciar o Windows usando o suporte que acabou de criar (DVD ou USB). Para isso, será necessário entrar no Setup da BIOS (pressionando F2 no primeira tela de arranque) e alterar a ordem de arranque colocando o suporte que criou (DVD ou USB) em primeiro lugar.



Salve as alterações, o computador irá iniciar novamente. Surgirá uma janela de arranque do Windows. Comece por selecionar o idioma (à partida, já estará selecionado o Português). Na janela seguinte clique na a opção "Reparar este PC" e aguarde enquanto o Windows inicia a recuperação.

Agora poderá usar uma das muitas opções de recuperação do próprio Windows, incluindo a Linha de comandos, o Restauro de Sistema, a "Reposição do Windows", etc.



Caso já tenha tentado o "Restauro de Sistema", sugerimos a reposição do sistema usando a opção "Repor este PC". Agora basta seguir as direções indicadas pelo próprio Windows 10. Não consegue iniciar a reposição?

Poderá estar a enfrentar um Windows mais "grave". Envie a mensagem que está a receber com o respetivo código através de comentário para obter mais indicações. Ficou com dúvidas, envie o seu comentário.

Seja o primeiro a comentar em " Windows 10 não inicia - Como resolver? "