Como Fazer Desenhos com Medidas no Sketchup (Grátis)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, junho 1
Necessita de fazer desenhos com medidas, que lhe permitam desenvolver o seu projeto escolar ou laboral mais facilmente? A solução consiste na utilização do programa gratuito (para uso pessoal) Sketchup.

Para além dos desenhos, o programa também lhe permite criar modelos 3D, que podem ser usados para criar peças únicas através da impressão 3D.





Como fazer desenhos com medidas no Sketchup


Na prática, comece por baixar o programa da seguinte página: Baixar o Sketchup. Proceda à respetiva instalação no seu computador. Para começar, basta clicar no botão "Start using Sketckup".




A utilização do Sketchup é bastante simples, bastando usar as ferramentas de desenho para começar a compor os seus desenhos. Caso necessite de se "libertar" das formas genéricas (retângulos, círculos, etc.), poderá usar a ferramenta de desenho "livre" (FreeHand).



Como posso adicionar as medidas no desenho


Após compor o seu desenho, basta aceder ao menu "Tools" e selecionar a opção "Dimensions". Agora, posicione o cursor onde pretende iniciar a sua medida, e mova o cursor até ao ponto final da sua medida.

O Sketchup adiciona automaticamente uma medida (consoante o tamanho padrão do seu modelo), no entanto, poderá editar esse valor e adicionar as suas medidas personalizadas. Caso necessite de adicionar comentários descritivos, poderá pressionar o botão de ferramenta de texto.


Outras ferramentas importantes:

Move (tecla de atalho M): Permite mover o seu objeto ou entidades no plano.
Rotate: Tal como o próprio nome indica, roda os objectos;
Orbit: Permite alterar a perspetiva da câmera, e visualizar o objeto de um ângulo diferente,
Push/Pull: Permite criar preenchimento no seu modelo, transformando-o em um modelo 3D.

Precisa de ajuda?

Caso necessite de ajuda com o programa Sketchup, envie o seu comentário.

Seja o primeiro a comentar em " Como Fazer Desenhos com Medidas no Sketchup (Grátis) "