Como Limpar o Pó interior do Computador (3 Dicas)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, setembro 25
Com o passar do tempo, o pó acumula-se nos componentes do computador (ventoinhas, dissipadores, etc.), levando ao aumento considerável da temperatura do PC.

Esse aumento de temperatura torna o computador mais lento, mais barulhento (as ventoinhas são obrigadas a funcionar a uma velocidade superior), e claro, aumenta o desgaste dos componentes, reduzindo o seu tempo de vida.


1. Local da limpeza

Em primeiro lugar, comece por arranjar um local apropriado para efetuar a limpeza. De preferência, um local no exterior (afinal de contas, não quer voltar a acumular o lixo em sua casa). A superfície deve ser livre de eletricidade estática.

2. Ar comprimido

A melhor forma de efetuar a limpeza do seu computador é usando uma lata de ar comprimido. O ar comprimido permite remover suavemente o pó acumulado, sem ter de tocar nos componentes elétricos sensíveis.



Cuidados a ter:


  • Coloque o dedo nas ventoinhas para evitar que as mesmas rodem a grande velocidade, o que poderia as danificar. 
  • Após uma utilização prologada, é normal que a lata comece a ficar fria. É recomendável fazer uma pausa, pois a lata possui uma melhor performance na sua temperatura normal. 
  • Mantenha a lata numa posição vertical, para evitar a saída de resíduos.




3. Pincéis anti estática

Para completar a limpeza, poderá usar um pincel com pelo anti-estático, tendo o cuidado para não danificar qualquer componente.

Aprofundar a limpeza


Para garantir os melhores resultados, é recomendável proceder à troca da pasta térmica do processador. A pasta térmica é usada para otimizar a extração do calor do processador, preenchendo os espaços sem contacto entre o processador e o dissipador.

Com o passar do tempo, a pasta térmica começa a perder as suas propriedades. Para aplicar a pasta térmica, será necessário remover o dissipador e a ventoinha, normalmente presos por 4 parafusos (que devem ser desapertados e forma progressiva em diagonal para dividir a pressão).



Poderá limpar a pasta térmica com um pano humedecido com álcool isopropílico. e aplicar um pouco de pasta térmica (basta um pequeno ponto), evitando que a mesma possa "transbordar" para as bordas do processador.


Seja o primeiro a comentar em " Como Limpar o Pó interior do Computador (3 Dicas) "