Como resolver erro 0x80073701 (ERROR_SXS_ASSEMBLY_MISSING)

Por Jorge Sampaio sábado, outubro 28
Neste artigo, iremos explicar como resolver o erro 0x80073701 (ERROR_SXS_ASSEMBLY_MISSING) que surge durante a instalação de atualizações do Windows, ou de outros produtos Microsoft (por exemplo, o NET FrameWork).

Este erro encontra-se normalmente associado à falta de arquivos essenciais para concluir a instalação das atualizações. Para resolver, o Windows disponibiliza várias ferramentas intuitivas, que permitem reverter as falhas, corrigindo a imagem do Windows.

Solução 1: Usar a Ferramenta DISM



Se estar a usar o Windows 10, poderá usar a ferramenta DISM (Deployment Image Servicing and Management), que foi desenhada para reparar o sistema operativo, especialmente quando a funcionalidade SFC (System File Check) falha.

Para começar, basta pesquisar a ferramenta PowerShell na pesquisa do Windows 10, e com o botão direito do rato selecionar "Executar como administrador". Agora, digite o seguinte comando:



DISM.exe /Online /Cleanup-image /Scanhealth


Aguarde o comando executar, verifique se foram encontrados setores/repositórios de dados corrompidos e se todos foram corrigidos, execute em seguida o comando:

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth


A recuperação do sistema pode demorar alguns minutos, chegando a dar a sensação que a verificação ficou "bloqueada". É importante que o Windows termine a recuperação.


Solução 2: Executar a Resolução de Problemas do Windows

Aceda ao menu Iniciar do Windows e selecione as "Configurações" - Atualizar e Segurança. No menu à sua esquerda selecione "Resolução de problemas" - Windows Update.


O sistema irá aplicar um conjunto de soluções, desenhadas pela própria Microsoft para corrigir o Windows Update. Conseguiu resolver o problema com outra solução? Precisa de ajuda extra? Envie o seu comentário, teremos todo o gosto em ajudar.

Seja o primeiro a comentar em " Como resolver erro 0x80073701 (ERROR_SXS_ASSEMBLY_MISSING) "