DPC Watchdog Violation - Como resolver?

Por Jorge Sampaio terça-feira, outubro 17
O seu computador apresenta um erro de tela azul com a mensagem "DPC Watchdog Violation"? Saiba como resolver o erro com os seguintes procedimentos descritos. Este erro costuma ocorrer no arranque do computador, fazendo com que o sistema seja reiniciado.

O erro DPC Watchdog Violation é normalmente provocado por erros de compatibilidade dos dispositivos conectados. O erro acontece quando um verificador de erro, chamado de "watchdog" demora a responder, indiciando estar "preso".



DPC Watchdog Violation - Como resolver?


Este erro está normalmente associado a problemas com os drivers das unidades de disco. Para resolver, será necessário proceder à atualização dos mesmos.

Para isso, comece por pressionar com o botão direito do rato no ícone "Meu PC" e selecione "Propriedades" -  "Gestor de Dispositivos" (ou Gerenciador de dispositivos).

Alternativa: Pressione com o botão direito do rato no menu "Iniciar" e selecione "Gestor de dispositivos".

Procure a opção "Unidades de disco" e clique com o botão direito no seu dispositivo listado (neste caso o seu disco rígido). Selecione "Atualizar controlador" e aguarde enquanto o Windows instala o controlador.



Caso o erro não seja corrigido, poderá usar um programa específico de instalação de drivers. Aqui no SafePC Tuga sempre recomendamos o DriverMax, um programa gratuito e muito fiável. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como usar o DriverMax.



Método 2:

Comece por pressionar a tecla Windows + R para lançar a caixa de execução e digite devmgmt.msc No Gestor de dispositivos, clique na seta do dispositivo IDE ATA/ATAPI e procure o controlador SATA AHCI.

Com o botão direito do rato selecione "Atualizar controlador" e selecione a opção "Procurar Software do controlador no computador". Quando lhe for solicitada a localização do driver, selecione a opção "Permitir a escolha a partir de uma lista de controladores disponíveis no computador".

Para terminar, escolha a opção "Controlador ATA/ATAPI padrão" e reinicie o computador.


controlador ata atapi padrao


Reparação do Windows



Caso o Windows não seja capaz de iniciar, ou o problema não seja resolvido com as dicas anteriores, será necessário usar as ferramentas de reparação do Windows. Na prática, será necessário criar um suporte de arranque do Windows e usar a opção de "Repor este PC".



Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Windows 10 não inicia - como resolver?

Seja o primeiro a comentar em " DPC Watchdog Violation - Como resolver? "