Resolvido: Conexão não é privada: NET ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID

Por Jorge Sampaio quinta-feira, outubro 19
Sempre que tenta aceder a uma página de Internet recebe uma mensagem de erro indicando que a conexão não é privada (NET ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID). Para resolver o erro, execute os seguintes procedimentos (apenas os necessários até resolver o problema).

NET ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID

Como resolver?

1. Comece por pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o Gestor de Tarefas. Aceda ao menu "Ficheiro" (ou Arquivo) - Nova Tarefa. digite "cmd.exe" (sem aspas) e marque a caixa de selecção "Executar com privilégios administrativos".

Na tela do Prompt de Comando, digite os seguintes comandos, pressionando a tecla "Enter" para confirmar cada comando.

  • ipconfig /release
  • ipconfig /renew
  • ipconfig /flushdns
  • ipconfig /registerdns
  • nbtstat -rr
  • netsh int ip reset all
  • netsh winsock reset

ip config flush dns



Método 2: Usar o DNS do Google


Para proceder a alteração, pressione novamente as teclas de atalho ctrl + shift + esc para executar o Gestor de Tarefas do Windows. Aceda ao separador Arquivo (ou Ficheiro) - Nova tarefa. Digite ncpa.cpl para abrir as ligações do Windows.

Clique com o botão direito do rato na ligação que você utiliza e aceda às "Propriedades". Selecione a ligação que utiliza e Procure o campo "Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)", clique no botão "Propriedades".

Selecione a caixa de verificação "Utilizar os seguintes endereços de servidores DNS". Agora digite os seguintes IPs: 8.8.8.8 (preferido) e 8.8.4.4 (alternativo).

dns do google



Método 3: Procurar Malware

Outra das possibilidades é que o seu navegador se encontre infectado com malware. Mesmo possuindo um antivírus atualizado, é recomendável efectuar um scan com programas de segurança "suplementares", de forma a obter uma "segunda opinião".

Para isso, recomendamos que baixe e execute um scan com os programas MalwareBytes Anti-Malware e AdwCleaner. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como eliminar vírus.


Seja o primeiro a comentar em " Resolvido: Conexão não é privada: NET ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID "