Como Copiar todos os Arquivos do PC (Imagem do sistema)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, novembro 22
O Windows possui uma ferramenta de backup muito interessante, que permite criar uma cópia completa de todos os arquivos contidos no seu computador (Windows + arquivos pessoais).

Dessa forma, possível reverter as alterações prejudiciais no computador, recuperar arquivos de forma individual (montando Imagem VHD), migrar o sistema para o novo disco (por exemplo, um disco SSD para melhorar a performance), etc.


Como Copiar todos os Arquivos do PC


Limitações do backup do Windows:


  • A instalação do Windows guarda a configuração (hardware) que é usada no seu computador. O que significa que a imagem do backup não poderá ser usada em outro PC sem comprometer a licença do Windows.

  • A Imagem do sistema irá criar um arquivo enorme, sendo necessário um suporte de armazenamento “compatível” com essa exigência (por exemplo um disco externo).




Digite na barra de pesquisa “Histórico de ficheiros" (ou arquivos). Em alternativa, poderá aceder ao "Painel de Controlo" do Windows e escolher a opção "Histórico de Ficheiros".

histórico de ficheiros


Na janela que surge, clique no link "Cópia de Segurança da Imagem do Sistema".

cópia de segurança do Windows


Em seguida, selecione a opção "Criar uma imagem do sistema".

criar imagem de sistema


Na janela seguinte, será necessário escolher o suporte onde irá guardar o backup, que poderá ser um disco rígido (no formato NTFS), em um ou mais DVDs ou ainda em Rede.

Para terminar, selecione as partições que pretende incluir (caso se aplique) e clique no botão "Iniciar a criação da cópia".

iniciar copia de segurança


Acronis True image




O Acronis True image é um programa poderoso que lhe permite criar um backup completo do seu computador. O programa possui uma interface muito intuitiva, facilitando todo o processo de backup.

O Acronis True Image permite copiar todos os arquivos do PC para outro disco rígido, DVD ou hospedar o arquivo de backup em nuvem (Acronis Cloud).

Se optar por hospedar em nuvem, fica protegido mesmo que o seu computador avariar, excluir arquivos acidentalmente, ou sofrer um ataque de Malware.

Vantagens do Acronis True Image

  • Hospeda os arquivos em nuvem;
  • Permite agendar backups;
  • Permite clonar discos;
  • Pode testar os seus arquivos em um backup da sua conta Facebook;
  • Permite clonar um sistema mesmo em computadores diferentes (Universal Restore);
  • Permite encriptar a imagem do sistema.


Pode testar o serviço gratuitamente por 30 dias, se ficar satisfeito pode adquirir o serviço obtendo uma licença vitalícia.

1. Defina a periodicidade do backup

Na janela do Acronis True Image, clique no botão "Opções" e defina a frequência dos seus backups. Se ativar as "Configurações Avançadas", poderá definir para os backups serem executados apenas quando o computador estiver "ocioso" bem como os arquivos que pretende incluir no backup (por norma, o Acronis seleciona todos os arquivos).

acronis periocidade


2. Clonar o disco / sistema



Se pretende criar uma cópia do seu sistema, basta aceder ao menu “Backup“. Selecione quais os dados que pretende adicionar. Por padrão, o Acronis True Image seleciona o "PC Inteiro". Em seguida, selecione o destino onde irá guardar o seu backup. Caso tenha adquirido a versão do programa, poderá armazenar os arquivos diretamente na nuvem "Acronis Cloud".

criar backup acronis true image


Caso o seu backup possua arquivos "sensíveis", poderá proteger o acesso aos arquivos com senha. Para isso, basta pressionar o botão "Opções" > Avançado > Proteção do Backup.

adicionar senha no backup acronis true image


3. Criar um backup do Smartphone

O Acronis True Image também lhe permite criar um backup do seu Smartphone remotamente (sem fios). Para isso, basta usar o aplicativo específico que encontra nas lojas de aplicativos do dispositivo: Google Play.

4. Universal Restore

Ao contrário da ferramenta de backup do Windows, o Acronis True image restaura a imagem do Windows num computador diferente. Para isso, basta usar a funcionalidade Universal Restore presente no menu "Ferramentas".

Seja o primeiro a comentar em " Como Copiar todos os Arquivos do PC (Imagem do sistema) "