Como resolver o erro 0xc000000f (O PC não conseguiu iniciar corretamente)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, outubro 24
Sempre que tenta iniciar sessão no computador recebe uma mensagem de erro (tela azul), indicando que o PC não conseguiu iniciar corretamente? Na imagem é apresentado um código de erro com o código 0xc000000f.

Como resolver o erro 0xc000000f


A mensagem indica não é possível encontrar um dispositivo necessário ao arranque do Windows. Dito isto, vamos enumerar as possíveis soluções para reverter o problema e voltar a iniciar sessão no Windows normalmente.

Como resolver o erro 0xc000000f?


Este erro normalmente surge quando o Windows não consegue aceder ao disco (ou partição) onde está instalado o Windows, ou possui os arquivos de arranque corrompidos.

Para começar será necessário um DVD de instalação do Windows. Caso não possua um DVD, poderá usar a ferramenta Media Creation Tool da própria Microsoft, que baixa o Windows e cria um suporte de instalação: Como baixar o Windows 10 legalmente (Media Creation Tool)


OU....Use a ferramenta de recuperação do Fabricante

Em alternativa, poderá usar a ferramenta de recuperação do fabricante, que usa os arquivos guardados numa partição oculta, para reverter o PC para o estado de fábrica. Para mais detalhes, poderá consultar o seguinte tutorial: Como criar um suporte de recuperação.

2. Alterar ordem de arranque

Após criar um suporte de arranque, será necessário alterar a ordem de arranque do seu computador, colocando o DVD (ou pendrive, consoante o suporte que criou) em primeiro lugar. Para isso, deverá pressionar a respectiva tecla de atalho (por exemplo, F2, DEL, F10, etc).

3. Reparar o PC

Se tudo correu bem, surgirá uma mensagem pedindo para pressionar uma tecla para arrancar pelo DVD. Pressione qualquer tecla para iniciar. Agora, clique na opção "Reparar este PC". 

reparar windows


Agora, selecione a opção "resolução de problemas" - Opções Avançadas - Reparar Arranque. Caso não obtenha sucesso, poderá ainda usar o Restauro de Sistema.

opções avançadas de recuperação


Repor o Windows

Caso não obtenha qualquer resultado usando as ferramentas de recuperação, será necessário repor o Windows para o estado original. Para isso, poderá escolher a opção "Repor este PC". 

Caso não obtenha sucesso, ou receba uma mensagem indicando que a "drive onde o Windows está instalado esta bloqueada", será necessário reinstalar o Windows do zero (ou seja, formatar começar tudo de novo).

Recuperação de fábrica


Caso mais nada resulte, poderá reverter o seu computador para estado de fábrica. Para isso, basta usar o DVD de recuperação do seu fabricante. Caso não possua o seu, ou ainda o tenha criado, poderá experimentar arrancar usando o HirensBoot, e usar o respectivo aplicativo para criar o suporte de recuperação.

Como funciona?

1. Você baixa a ferramenta de criação do suporte, por exemplo, Toshiba Recovery Disk Creator.
2. Baixe o HirensBoot (versão .iso) e cria um pendrive bootável (usando o programa Rufus)
3. No ambiente do HirensBoot, execute o programa para criar o suporte de recuperação (por exemplo, o Toshiba Recovery Disk Creator)
4. O programa irá detectar a partição oculta contendo os arquivos necessários criando o suporte de recuperação. 
5. Procure a tecla de atalho que permite chegar ao ambiente de recuperação no seu PC. Por exemplo, no Toshiba, experimente as teclas F1, F8 ou 0.



Seja o primeiro a comentar em " Como resolver o erro 0xc000000f (O PC não conseguiu iniciar corretamente) "