Como saber se um site é Seguro?

Por Jorge Sampaio quinta-feira, maio 1
Quando se fala em segurança na Internet, uma das dicas mais sugeridas, é nunca clicar em "links" estranhos ou aceder a sites "suspeitos". No entanto, levanta-se uma questão: "Como posso saber se um site é seguro?".

Atualmente já existem diversas ferramentas interessantes, que permitem ao utilizador saber se um site é seguro, antes de aceder ao mesmo. Claro que para assegurar uma melhor segurança online, é indispensável possuir um antivírus atualizado e uma Firewall ativa.

Como saber se um site é Seguro

1. Analisar o link




Uma das ferramentas mais interessantes para saber se um site é seguro é o VirusTotal. Na prática, basta aceder ao VirusTotal e clicar no separador "URL".

Digite o link da página que pretende verificar e pressione o botão "Analise!".

Aceder ao VirusTotal

O VirusTotal irá exibir os resultados da análise realizada ao URL através de diversos serviços de segurança, com a respetiva taxa de deteção.

2. Emails

Uma das grandes "fontes" de links perigosos é na nossa caixa de email. É bastante comum os utilizadores receberem mensagens falsas (mas bastante "credíveis", alguns imitando autoridades).

Essas mensagens podem solicitar dados do utilizador, para baixar arquivos (infectados), ou até mesmo para aceder a determinada página (Esquema conhecido como Phishing).

Os grandes serviços de email esforçam-se para garantir a segurança dos utilizadores, mas é quase impossível garantir 100% de eficácia.

Se por algum motivo, deseja analisar um link contido numa mensagem de email, clique com o botão direito do rato (nunca o esquerdo) e selecione "Copiar endereço do Link" ou "Copiar endereço de ligação" e cole no campo URL do VirusTotal como explicado no passo 1.

Como saber se um site é Seguro?

3. Mais vale prevenir...do que remediar!


Dizem as regras do bom senso, que o utilizador deve ser sempre cauteloso caso um site solicite informações sensíveis como (informações pessoais, número de cartão de crédito, etc.).

Muitas vezes, os utilizadores são seduzidos com propostas (boas demais para serem verdade), levando-os a carregar em links maliciosos e a fornecer dados sensíveis.

Controle o seu impulso nos cliques, lembre-se que a segurança está sempre em primeiro lugar.

Seja o primeiro a comentar em " Como saber se um site é Seguro? "